Nesta segunda-feira, 19, começa o processo de escolha do Plano de Gestão Escolar (PGE), instrumento que irá definir a seleção dos novos diretores das escolas estaduais a partir de 2020. Profissionais da educação interessados devem consultar o edital e o material de apoio produzidos pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e inscrever suas propostas até o dia 13 de setembro pelo site.
O proponente irá inscrever seu projeto e apresentar o Plano para as Comissões Regional e Estadual de Gestão Escolar, que farão a análise do documento. A etapa seguinte será a homologação e publicação no portal eletrônico. Os planos serão apresentados à comunidade e passarão por um período de defesa do projeto junto aos alunos, pais e professores.
No mês de outubro, poderão votar todos os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de pais de alunos de até 18 anos e servidores em efetivo exercício da profissão na escola. O responsável pelo plano de gestão escolhido inicia o trabalho no dia 2 de janeiro de 2020 e encerra no dia 31 de dezembro de 2023.
No último dia 1º de agosto, o governador Carlos Moisés, assinou o decreto nº 194/2019, com adequações e atualizações às regras que garantem e melhoram o processo de escolha democrática dos planos de gestão. A nova versão amplia o leque de profissionais que podem inscrever seus planos e também a participação da comunidade escolar no processo, pois, ao invés de um, agora, dois responsáveis por aluno poderão votar no plano.