Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Complexa cirurgia oncológica é realizada em Tubarão

Uma equipe multidisciplinar de médicos da Pró-Vida foi a responsável pelo procedimento

Por Redação Tubarão, SC, 21/07/2020 - 19:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mesmo com atenções voltadas ao combate à Covid-19, o sistema de saúde precisa estar preparado para outras questões de saúde. Dentro desse cenário, em Tubarão, pacientes oncológicos atendidos no Complexo Médico Pró-Vida seguem, mesmo na quarentena, acompanhados pelo corpo clínico. Foi o que ocorreu recentemente em uma cirurgia complexa, diferencial, em um paciente de 47 anos, no Hospital Socimed, por um grupo de renomados médicos de várias especialidades.

“Realizamos uma delicada cirurgia de hepatectomia, que consiste na retirada parcial do fígado. Órgão que já havia passado por outros procedimentos de ressecção cirúrgica prévia. Associada a uma segmentectomia pulmonar, na remoção de um dos segmentos pulmonares, com radioblação hepática por radiofrequência. Procedimento para preservar parte do parênquima hepático do paciente, que já possuía múltiplas cirurgias hepáticas, e que precisava de reserva de parênquima hepático para tratamento sistêmico medicamentoso complementar, como quimioterapia”, explicou o cirurgião oncológico da Pró-Vida, Dr. Cassiano Coral Accordi.

Conforme o médico, o procedimento ablação por radiofrequência consiste em utilizar agulha que vibra numa frequência alta, gerando energia no tratamento, para destruição do nódulo tumoral. A sonda é inserida na pele ou diretamente no órgão alvo, até o tumor, guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Uma corrente de alta frequência é então passada através dessa sonda, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. Esse método de tratamento é comum em casos de tumores pequenos.

“Após a realização do procedimento, que durou 5 horas, foram ressecadas todas as metástases do paciente, que possuía metástases de câncer colorretal no fígado e pulmão, ficando este, tratado do ponto de vista cirúrgico.  Processo que somente obteve êxito com o comprometimento de toda equipe”, completou o cirurgião oncológico da Pró-Vida, Dr. Luiz Henrique Locks.

Fizeram parte da cirurgia multidisciplinar os médicos do Complexo Médico Pró-Vida, o cirurgiões oncológicos, Dr. Cassiano Coral Accordi e Dr. Luiz Henrique Locks, o cirurgião torácico, Dr. Marcelo João Losso e a radiologista, Dra. Manuela Viana.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito