A IV Conferência Municipal de Educação (Conae) foi considerada um grande sucesso durante todo o dia, nessa quarta-feira, 27. Entre professores, gestores de escolas públicas municipais e estaduais e escolas particulares, representantes de segmentos de classe e culturais do município, foram 120 participantes. O encontro terminou com alguns apontamentos para a readequação do novo Plano Municipal de Educação para com base no que já havia sido deliberado em 2014.
O evento foi dividido em dois momentos. Pela manhã, os participantes votaram o regimento interno do IV Conae e, durante à tarde, fizeram discussões em grupos sobre três eixos, divididos em eixo 01: O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; eixo 02: Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e eixo 03: Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
"Fizemos um diagnóstico do que foi alcançado e o que não foi alcançado para fazer essas adequações", comentou a presidente do Conselho Municipal de Educação Isabel Patrícia Oliveira de Souza Martins. Agora, o plano irá seguir para uma plenária regional envolvendo todos os municípios da região Carbonífera, seguindo cronologicamente para as etapas estadual e nacional, que ocorrerá em 2022.