O Hospital São José vem trabalhando com 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para tratamento do novo coronavírus lotadas há mais de uma semana. Recentemente, dois novos leitos foram abertos e já ocupados, e a expectativa é de que em breve oito novos leitos de UTI sejam inaugurados.
“Hoje o São José possui 30 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde [SUS] para a Covid-19. Já tivemos alguns picos maiores em termos de quantitativos de pacientes, mas o que vemos é a questão de transferência de hospitais da região”, declarou o diretor técnico do São José, Raphael Elias Farias.
A previsão é de que, com novas contratações de funcionários, oito novos leitos possam ser abertos nos próximos dias. “Esperamos ampliar para mais oito vagas prontas, com equipamentos que já estão montados em um espaço adequado”, disse.
Raphael ressalta que desde a última semana os hospitais da região estão recebendo pacientes de enfermaria, para que o sistema de saúde do São José não seja sobrecarregado e mais leitos possam estar disponíveis. “São pacientes de casos moderados que precisam de um pouco de oxigênio e não precisa de complexidade maior e, quando precisam de mais recursos, retornam ao hospital. Foi a maneira criada para desafogar os leitos do São José”, pontuou.
O que ainda preocupa o diretor do hospital é o fato de que o percentual de pacientes suspeitos que estão positivando para a doença vem aumentando. Dos 30 pacientes em UTI, entre 40% e 60% são referentes a pessoas da Amrec. Já a outra metade dos pacientes são de outras regiões, seja da Amesc ou Amurel.