A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, iniciou a aplicação da quarta dose (segundo reforço) da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos. A imunização está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacina. "Recebemos mais 7135 doses da vacina, para darmos continuidade à imunização com a ampliação da idade para aplicação da quarta dose", destacou o secretário de saúde Arleu da Silveira.
Em Criciúma, a população idosa (acima de 60 anos) é de aproximadamente 33 mil pessoas, e apenas 13.100 idosos entre 60 e 69 anos estão aptos a tomar a quarta dose, cumprindo o intervalo de vacinação após a terceira dose. Outros 5.837 idosos nesta faixa etária não tomaram nem a terceira dose. Dos idosos acima dos 70 anos, 2.654 já foram vacinados com a quarta dose, porém, 9.159 já estão aptos a tomar a quarta dose e ainda não tomaram.
De acordo com o secretário, a imunização completa garante a proteção das pessoas e do seu ciclo social. "Sabe-se que, a partir de quatro meses, o efeito do imunizante tende a diminuir, reduzindo mais significativamente a partir de cinco meses. Por isso, é necessário receber a dose de reforço para que a pessoa aumente a sua proteção para segurança sua, da sua família, amigos e contatos próximos", ressaltou.
Ainda sobre a importância da imunização, o gerente de Vigilância em Saúde Samuel Bucco, explicou que apenas a vacinação completa, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, podem evitar complicações decorrentes da Covid-19. "Para mantermos o cenário estável, e seguir com a redução no número de casos e internações, as pessoas devem continuar procurando os postos para tomar a terceira e quarta dose", lembrou.
Já posso receber a quarta dose?
Quem tem 60 anos ou mais e, por isso, se enquadra na faixa etária da imunização, está apto a receber a quarta dose quatro meses após ter recebido a terceira.
No portal Minha Vacina é possível conferir o dia para a aplicação. Basta acessar a calculadora de datas e indicar o tipo de vacina e em qual data foi recebida a terceira dose.