Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Covid-19: Há um ano, as primeiras doses eram aplicadas em Santa Catarina

Desde então, mais de 100 remessas de doses chegaram ao estado

Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 18/01/2022 - 14:26 Atualizado em 18/01/2022 - 14:29
Enfermeiro Júlio César foi o primeiro a ser vacinado no estado. Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
Enfermeiro Júlio César foi o primeiro a ser vacinado no estado. Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há exatamente um ano, a vacinação contra a Covid-19 tinha início em Santa Catarina. Na oportunidade, foram vacinados: o enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, de Florianópolis; a gestora ambiental Eunice Antunes (nome indígena Kerexu Yxapyry), liderança da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, e o idoso João de Jesus Cardoso, que reside em uma instituição de longa permanência em São José.

Oa ato ocorreu um dia após o começo da vacinação no país. Na oportunidades, Santa Catarina recebeu 144.040 doses da CoronaVac, que teve o seu uso emergencial aprovado pela Anvisa um dia antes. "A vacina trouxe esperança e consolidou um trabalho feito a muitas mãos para enfrentarmos os desafios impostos pela pandemia. Mesmo diante de uma realidade triste e desconhecida, Santa Catarina registra os menores índices de letalidade pela Covid-19, sem abrir mão do esforço máximo na preservação da vida, do respeito ao trabalho e das decisões com base na ciência. A vacina continua sendo uma das principais estratégias de combate ao vírus. Vamos seguir fazendo a nossa parte, para juntos vencermos a pandemia o mais rápido possível", enfatiza o governador Carlos Moisés da Silva.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, acompanhou a chegada da primeira remessa de doses da vacina contra a Covid-19 ao estado. “Durante a primeira entrega fui tomado por um sentimento de emoção e esperança de que com o avanço da vacinação fosse possível proteger o maior número possível de pessoas. Sabia que o desafio era grande, mas tinha plena confiança nas equipes estadual, regional e municipal, e que o trabalho seria árduo, mas que seria um sucesso”, revela o superintendente.

Mais de 100 remessas chegaram ao estado em um ano

Desde então, o estado recebeu mais de 100 remessas, totalizando 13.884.218 doses de vacinas e mais de 12 milhões de doses entre primeira, segunda, dose adicional ou de reforço foram aplicadas na população. Números que mudaram a realidade da pandemia de Covid-19 no estado.

Com o avanço da Campanha de Vacinação foi possível reduzir o número de internações e óbitos em idosos durante a onda de transmissão da variante Gama nos meses de março a maio de 2021, e também na população adulta durante a onda de transmissão da variante Delta, a partir de junho de 2021. E, agora, toda a população acima de 12 anos do avanço da variante Ômicron, que apesar de ser altamente transmissível, tem tido pouco impacto na gravidade dos casos, principalmente por estar circulando em um momento em que boa parte da população já está vacinada com duas doses ou, ainda, a dose de reforço.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito