Com os leitos lotados, a Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc), também fará restrições a partir de agora na busca por conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19)
O coordenador do Comitê Extraordinário Regional Covid-19 da Amesc e secretário de Saúde de Passo de Torres, Caio Robério Barp da Silva, lembra que o Hospital Regional de Araranguá (HRA) sinalizou para habilitar noivos leitos. “O Estado pode ajudar em medicamentos que está difícil de conseguir, o recurso humano, que o afastamento de profissionais tem afetado também. Na última reunião com o secretário André Motta Ribeiro, e ele se colocou à disposição e disse que está pronto para agir. Tem uma abertura e vamos conseguir a habilitação dos leitos”, comentou.
Confira também:
Covid-19: Sem leitos de UTI, Extremo Sul entra em estado gravíssimo
Sem festas nem churrascos
A região inclusive entrou no estado gravíssimo. Silva ao Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, que os 10 leitos estão ocupados com quatro pacientes da Amrec, quatro da Amesc e dois da Amurel. “Tem de outras regiões, assim como tem pacientes daqui em outras regiões. Fizemos algumas recomendações enquanto comitê e os prefeitos atenderam. Fechamento de bares mais cedo, festas familiares, churrasco na casa de amigos, evitar isso, colocar no decreto para a polícia fazer a fiscalização, transporte coletivo. O decreto está sendo editado sair amanhã (sexta-feira) daí os municípios lançam para ter validade a partir de sábado”, falou Silva, acrescentando que o comércio não será fechado. “Não vimos como a melhor alterativa no momento, precisamos da colaboração da população para fazer o dever de casa. Se a gente fecha o comércio que são familiares, os mercados continuam abertos com fila, lotéricas com fila”, concluiu.