Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: QR Code para monitorar a população em Tubarão

A partir desta segunda, tubaronenses poderão fazer uso de código para colaborar com a prefeitura

Por Denis Luciano Tubarão, SC, 03/08/2020 - 07:25 Atualizado em 03/08/2020 - 07:30
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um novo dispositivo entra em operação a partir desta segunda-feira, 3, em Tubarão para que o principal município da Amurel monitore o Covid-19 e o comportamento da população perante à doença. A prefeitura disponibilizou para estabelecimentos comerciais um sistema de monitoramento por meio de códigos QR Code. O objetivo é calcular o percentual de circulação das pessoas pela cidade, visando medir o índice de isolamento social.

Tubarão conta, conforme o relatório deste domingo, 2, divulgado pelo Governo do Estado, com 1.848 casos confirmados de Covid-19 e 38 óbitos pela doença.

Como funciona

O Grupo Minha Entrada foi o responsável por desenvolver o sistema, sem custos para a prefeitura. Ao acessar um estabelecimento, a pessoa poderá fazer check-in e, na saida, realizar o check-out, fazendo uso do smartphone ou então usando o QR Code disponibilizado em cartazes impressos e disponíveis nos acessos aos locais.

“Depois deste período de adaptação, os estabelecimentos deverão disponibilizar aos clientes, que não são obrigados a utilizar, mas é altamente recomendado que todos usem, pois assim vamos conseguir fazer o monitoramento e conferir como está o percentual de isolamento social em nossa cidade”, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo. O sistema começa a operar em forma de adaptação, para que os usuários baixem o aplicativo e possam se acostumar.

A intenção não é, conforme a Administração Municipal, punir a população. “Não vamos punir o cidadão que, eventualmente, não estiver utilizando, mas vamos cobrar das empresas que disponibilizem em seus estabelecimentos”, comentou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol. 

Conforme os dados que forem colhidos, o diretor observa que será possível reforçar alertas ou solicitar ajustes à Vigilância Sanitária. “Se constatarmos um local com excesso de pessoas, extrapolando os limites, poderemos orientar proprietários e clientes. E o próprio cidadão vai poder verificar se o estabelecimento está liberado para entrada ou já tem trinta por cento de ocupação e assim, poderá optar por não entrar. Então, o principal benefício desta ferramenta é monitorar o isolamento das pessoas, verificar quantas pessoas do município estão circulando, o que é importante para conter o contágio de covid-19”, completou.

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito