A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou nesta segunda-feira, 18, em todo o país e em Criciúma não foi diferente. As 44 salas de vacinação do município estão equipadas para aplicar as doses. O público alvo desta etapa é pessoas de 20 a 29 anos. Esta fase segue até o dia 30 de novembro, em um sábado, que também será o dia de mobilização nacional.
De acordo com a enfermeira técnica do Programa de Imunização, Kelli Barp Zanette, Criciúma não apresenta casos ou suspeita, mas a cidade segue em alerta. “Hoje não temos ocorrências ou pacientes esperando exames de comprovação da doença, mas como tem um surto instalado no país e a rotatividade de pessoas na cidade é grande, ficamos em alerta”, explicou.
O público alvo desta etapa é de pessoas entre 20 e 29 anos e a contraindicação só restringe mulheres grávidas. Ao todo, são duas doses em um intervalo de 30 dias e para a aplicação a pessoa deve portar a carteira de vacinação. “Essa é uma vacinação seletiva, ou seja, vamos verificar o cartão da pessoa. Se ela apresentar que já realizou a vacina nós não iremos aplicar. Se estiver com uma dose, só vamos aplicar a segunda. Já se não apresentar nenhuma, nós iniciaremos todo o processo das duas aplicações”, enfatizou Kelli.
As salas de vacinação da cidade estão abastecidas com 1500 doses cada. Além disso, a Regional de Saúde, que é quem abastece o município, também está com um estoque para repor as porções nas unidades.
A primeira etapa, destinada para crianças menores de cinco anos, foi realizada em outubro. Já a segunda etapa segue até dia 30 de novembro.