A campanha de vacinação contra a gripe, em Criciúma, que se encerraria nesta sexta-feira (30), foi prorrogada. Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a cobertura vacinal está em aproximadamente 50%, longe da meta que é 90%.
“Temos em estoque 19 mil doses e não devolveremos, nem jogaremos fora. Então, prorrogamos até quando acabarem. Com o chamamento, esperamos que com mais de 30 dias se consiga limpar esse estoque. O inverno recém chegou e as doenças respiratórias só aumentam”, informa o secretário.
Apesar do horário estendido em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ainda existem empecilhos sobre a baixa cobertura vacinal, principalmente, em relação a notícias falsas sobre a imunizacao. Em Criciúma, cerca de 78% dos idosos e 65% das crianças que estão internadas, não tomaram a vacina.
“Eu pedi que o setor de epidemiologia fizesse esse levantamento, então está mais do que demonstrado que quem não tem vacina, acabam tendo doenças respiratórias a ponto de serem internadas”, explica Casagrande.
A Secretaria Municipal de Saúde estendeu o horário de funcionamento das UBS. De segunda até sexta-feira as unidades do bairro Centro, Próspera, Quarta Linha, Pinheirinho, Boa Vista, Santa Luzia e Rio Maina estão funcionando das 7h às 18h30.
Outras unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos sábados, a Sala de Vacinação da UBS Boa Vista está disponível para toda população das 8h às 17h.