O diretor do Hospital São Donato de Içara (HSD), Julio De Luca ressaltou nesta quinta-feira, que a unidade hospitalar tem todas as condições para receber cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), para pacientes de Covid-19. Porém, ressalta De Luca, é preciso de diálogo por parte do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Temos condições plenas de operacionalizar mais cinco leitos, mas para por isso em operação, o Estado tem que dar os equipamentos e o custeio. Não adianta me darem cinco respiradores e não me dar custeio, camas, monitores, custeio dos médicos”, relata o diretor, lembrando que em março o Estado disponibilizou cinco respiradores que foram rejeitados, já que o hospital teria que bancar o restante. “Eles estão malucos. Enviam os respiradores, mas temos que bancar com monitores, profissionais, entre outros. Quando o Estado chamar para conversar, colocar na mesa, a gente conversa”, acrescenta.
Nessa quarta-feira, 15, durante reunião com o secretário de Estado de Saúde, André Mota Ribeiro, o secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande sugeriu a habilitação dos cinco leitos de UTI no Hospital São Donato e outros 10 no Hospital Regional de Araranguá (HRA), na busca por amenizar a situação no Sul catarinense.
Sete leitos ocupados
Conforme relatório divulgado nesta quinta-feira, 16, a unidade hospitalar está com sete leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita.
Entre os casos confirmados, um homem é de Morro da Fumaça, com idade de 48 anos. Os outros seis estão na clínica, sendo dois homens de Içara de 51 e 57 anos; um homem de Criciúma de 71 anos, além de três mulheres, uma de 73 anos de Içara, de 73 anos de Imbituba e outra de 89 anos de Criciúma. Todos tiveram material coletado e aguardam os resultados.