Representantes da empresa espanhola Tolsa estiveram visitando o Centro Tecnológico Satc (CTSatc). O roteiro, para conhecer a estrutura de laboratórios e os serviços realizados, fez parte do trabalho de prestação de serviços para fazer as análises de bentonita.
O diretor da Tolsa, Esteban Nunes, ficou impressionado com a estrutura dos Laboratórios da Satc (LabSatc). Com ele, estavam Cintia Bernardo e Ramiro Crespo, engenheiro químico da Tolsa. A empresa é líder mundial de extração, tratamento e comercialização de minerais, especialmente a bentonita. Ela é retirada de uma jazida na Patagônia e trazida para Carbobrás em Criciúma para ser beneficiada. O diretor da Carbobrás, Amarildo Biff, também acompanhou a visita técnica aos laboratórios.
"A direção veio conhecer nossa estrutura, processo de trabalho e equipamentos que podemos disponibilizar para fazer as análises da bentonita. Hoje, temos condições de atender às demandas exigidas, realizando os estudos físico-químicos e de caracterização de minerais nos nossos laboratórios", explicou a gerente técnica do LabSatc, Josiane da Rocha Silvano.
A bentonita é uma argila natural que possuí alta capacidade de absorver água. É muito utilizada como um agente aglutinante, vedante e lubrificante.