O bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach presidiu a solenidade de instalação da 37ª paróquia da Diocese de Criciúma. Dedicada à Nossa Senhora da Saúde, a paróquia foi instalada na Igreja São José no Bairro Ouro Negro, em Forquilhinha. A missa aconteceu no fim da tarde deste domingo, 2, com a presença de fieis, representantes de outras comunidades e convidados, com o respeito às normas sanitárias por conta da pandemia de Covid-19.
Foi realizada a leitura do Decreto de Criação da nova paróquia, a Provisão de Pároco do padre Samuel Colombo Pirola, que já atua junto às comunidades como responsável pela área pastoral, e a Provisão de Vigário Paroquial do padre Juliano Pacheco Bitencourt, que também já atua na área pastoral desde o mês de fevereiro.
O território da nova paróquia foi desmembrado da Paróquia Sagrado Coração de Jesus reunindo doze comunidades: São Brás/Mãe Luzia; Nossa Senhora da Imaculada Conceição/São Defende, São Cristóvão/Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida/Santa Cruz, Nossa Senhora de Fátima/Vila Franca, São José/Ouro Negro (matriz paroquial), São Pedro/Nova York, São Roque/São Roque, Santa Bárbara/Cidade Alta, Santa Liberata/Santa Líbera, Nossa Senhora Aparecida/Capão Bonito e São Brás/Verdinho.
“A necessidade pastoral dos novos tempos pede uma proximidade do pastor junto às ovelhas, através do atendimento às pessoas, doentes idosos e necessitados, uma comunidade paroquial com menos comunidades favorece esta proximidade” ressaltou Dom Jacinto. Além da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em 2020 já foram criadas outras duas: Nossa Senhora Aparecida, no bairro Demboski, em Içara, e Nossa Senhora Auxiliadora, em Balneário Gaivota.
Padre Samuel agradeceu ao bispo, ao vigário paroquial, padre Juliano, às lideranças das 12 comunidades e a todos os serviços de Pastoral e Movimentos que abraçaram o projeto de instalação da nova paróquia. “Esta é a nossa casa. Onde está a mãe, todos os filhos são bem vindos, o coração de mãe acolhe a todos. Vamos nos empenhar ao máximo para esta comunidade paroquial. Que possamos ser de fato membros vivos de uma Igreja em saída”, afirmou.
Segundo o Plano Diocesano de Pastoral, a paróquia é uma rede de comunidades alicerçada na Trindade como modelo de comunhão e participação, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. “Nesta missão, desejamos que o pároco e todos os membros das comunidades cresçam sempre mais em comunhão e unidade e se tornem autênticos discípulos missionários de jesus Cristo e seu Reino”, finalizou Dom Jacinto.