São mais de 96 mil casos confirmados de dengue nos sete primeiros meses de 2023 em Santa Catarina. No ano anterior inteiro, foram registrados pouco mais de 83,2 mil. Os números podem aumentar ainda mais, visto que há mais de 16 mil notificações que estão em análise. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) como forma de alertar a população.
"Toda essa situação reforça a importância das ações de prevenção e claro de manejo clínico da doença. Um alerta importante é que mesmo com a redução de casos notificados e confirmados nas últimas semanas, todo esse cenário coloca a importância de manter as ações mesmo com a redução dos casos. Mesmo com as baixas temperaturas que vem acontecendo nos últimos dias, temos períodos de calor intenso e chuvas frequentes, condições para que o mosquito continue se reproduzindo", alertou o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.
Em caso de suspeita, o mais indicado é procurar uma unidade de saúde, uma vez que a doença pode evoluir e causar morte. Inclusive, esse é outro dado preocupante. Neste ano, foram confirmados 89 óbitos por dengue e outros seis estão sob investigação. Em 2022, 90 mortes foram registradas pela doença.