O calor do verão está demorando para chegar e com ele trazer as cobras que espantam trilheiros cautelosos. Aproveitando as condições ainda favoráveis, o grupo Sintonia com a Natureza saiu de Criciúma e subiu a trilha que leva até Morro Carasal, em Jacinto Machado. Neste sábado, dia 23, nove amigos percorreram três quilômetros em pouco mais de duas horas na subida e menos de uma na descida. De um lado foi possível visualizar o Oceano Atlântico na direção de Sombrio e Passo de Torres e a represa do Tenente. E do outro lado, os cânions Fortaleza, Leão e Rio Seco.
Há 35 anos, o líder do grupo Elio Wessler, mantem o equilíbrio físico e mental enquanto fortalece os laços de amizade, organizando encontros para apreciar as belezas naturais da região. "Costumamos frequentar este lugar. Natureza, saúde, família e amigos são importantes para termos qualidade de vida. Podemos fazer isso com um custo barato", analisou Wessler.
Os trilheiros curtiram as belezas dos vales, precipícios e paredões da Serra Geral. Contemplaram pica-pau procurando comida em troncos e gralhas comendo banana no pé. Sentiram na pele o frescor do vento, muito comum no local que tem como ponto mais alto 986 metros de altitude. Entre eles, estava a aposentada que ainda trabalha como secretária, Vanderleia Machado. "Depois de dias cinzentos, úmidos e entediantes, com previsão de sol eu estava doida para trilhar. Carasal é uma trilha tranquila de fazer com um visual incrível. O dia estava perfeito, ótimas companhias. Voltei com a energia renovada", comentou.
O acesso passa pela propriedade particular de Elidio Mendes da Silva, dono da Pousada Recanto da Fortaleza. A pousada está localizada na comunidade Engenho Velho, distante 22 quilômetros do centro de Jacinto Machado. Contato pode ser realizado pelo Instagram: @pousadarecantodafortaleza.