Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Leitos de UTI Geral são implantados em Sombrio

Equipamentos fazem parte da reestruturação e ampliação do Hospital Dom Joaquim

Por Redação Sombrio, SC, 05/08/2023 - 10:17
Foto: Daiana Carvalho
Foto: Daiana Carvalho

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A deputada federal Geovania de Sá realizou, nesta sexta-feira, 04, o ato de entrega de 8 leitos de UTI Geral, ao Hospital Dom Joaquim, em Sombrio. Os equipamentos foram viabilizados através de recursos enviados pela deputada, via emenda parlamentar. 

"O que está acontecendo aqui, hoje, é a consolidação de um sonho, a transformação de um hospital em um serviço de alta complexidade, com competência similar a qualquer hospital de grande porte. É o resultado da união de todos, afinal, para este projeto se tornar realidade os prefeitos da região abriram mão de recursos para que fosse investido aqui”, destacou Geovania durante sua fala. 

Em oito anos atuando como deputada federal, Geovania já destinou aproximadamente R$ 50 milhões para a região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), sendo R$ 6 milhões para o hospital Dom Joaquim. Robson Schmitt, Diretor Técnico do Instituto Maria Schmitt (IMAS), organização social que administra a instituição, relembrou os momentos difíceis que a comunidade, juntamente com a gestão municipal, vivenciou ao ver o hospital prestes a fechar as portas. 

"O processo de reconstrução do hospital é um dos nossos maiores cartões postais, porque esse hospital é um misto de apoios, que fez tudo isso acontecer. A deputada Geovania foi a primeira a acreditar que era possível e aquele recurso foi a centelha para nós descobrir como buscar recursos federais. Foi a pessoa que nos ajudou a impedir que o hospital fechasse. E hoje temos os equipamentos mais modernos possíveis. A UTI é igual um seguro de vida, ninguém quer usar, mas se precisar ela tem de estar disponível", destacou Schmitt.

Após a aplicação de diversos recursos e a revitalização de algumas alas do hospital, atualmente, o Dom Joaquim apresenta uma nova realidade. Da meta de 25 mil cirurgias/ano, já realizou mais de 15 mil, neste ano, e tem se tornado referência para outras cidades do estado. "Ter uma parlamentar presente sempre faz a diferença. A Geovania faz acontecer, sempre que tem o recurso, ela olha pela região",  destacou o prefeito de Santa Rosa do Sul e presidente da Amesc, Almides da Rosa. 

Atualmente o Dom Joaquim realiza, em média, 6 mil atendimentos/mês somente no pronto atendimento.
A habilitação dos 8 novos leitos de UTI Geral será viabilizada pelo Governo Estadual em ato a ser realizado pela direção do hospital na tarde deste sábado, 05.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito