A Universidade receberá, nesta sexta-feira, 22, o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Alexandre Luiz Ramos, para uma palestra com o tema “Santa Catarina Prevenindo a Litigiosidade – Conhecer a Lei é condição para cumpri-la”. O evento ocorrerá às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, e terá a participação de acadêmicos de Direito e alunos do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, representantes de sindicatos e entidades e advogados e juízes da região, mas também estará aberto à comunidade. No entanto, os lugares são limitados e os interessados devem entrar em contato com o curso de Direito da Unesc para realizar sua inscrição, pelo telefone (48) 3431-2647 ou e-mail [email protected].
O tema da palestra vem do projeto homônimo desenvolvido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 12ª Região, em Santa Catarina, que tem como objetivo esclarecer as recentes mudanças na legislação trabalhista, contribuindo para a redução do número de processos na Justiça do Trabalho.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da Unesc, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza, a vinda do ministro à Instituição tem um significado especial para a Universidade e para a comunidade regional. “É uma oportunidade valiosa para os estudantes da área do Direito, assim como para professores e profissionais terem contato com um representante da instância mais elevada da Justiça do Trabalho e que vai tratar de temas tão importantes como as mudanças na legislação e a celeridade judicial”. Segundo Márcia, a palestra com o ministro do TST irá fechar de uma maneira muito especial o calendário de eventos do curso de Direito em 2019.
A palestra de Ramos na Unesc faz parte da agenda de compromissos do ministro em sua visita ao sul do Estado nesta sexta-feira.
Currículo do ministro Alexandre Luiz Ramos
Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Ramos veio morar em Santa Catarina ainda pequeno. É graduado em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela UFSC. Já atuou como docente na UFSC e também é autor de livros e artigos científicos.
Em 1993, passou no concurso público para juiz substituto da 12ª Região da Justiça do Trabalho, em Santa Catarina. Em 1998, foi promovido a Juiz Presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento de Xanxerê. Como Juiz Titular também atuou nas comarcas de Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis. Em 12 de dezembro de 2016, tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, onde já atuava por convocações intermitentes desde 2007.
Como gestor estratégico e de metas do TRT-SC, coordenou o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no Comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça. Tomou posse no cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho em 4 de abril de 2018, em vaga destinada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do Ministro João Oreste Dalazen. Integra o Órgão Especial, a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais e a Quarta Turma.