O imbróglio envolvendo a Instância de Governança Encantos do Sul parece estar perto do fim. Os municípios da Amrec que ameaçavam deixá-la, encaminharam a permanência, restando agora alguns encaminhamentos jurídicos. "Tivemos uma reunião onde praticamente resolvemos toda a situação. Fizemos todos os encaminhamentos para a composição do novo presidente e do novo conselheiro que representará a região. Ainda temos alguns entraves burocráticos, mas estamos trabalhando nisso. A situação apaziguou e está encaminhada”, comenta o diretor de turismo da Fundação Cultura de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail.
Ele acrescenta que é provável que tudo seja resolvido no decorrer do mês de novembro e provavelmente. “O que está pendente é um entrave no cartório de Imbituba que está demorando para reconhecer uns documentos que encaminhamos”, acrescenta.
Entenda o caso
O problema começou quando os municípios do Sul de Santa Catarina trabalhavam para entrar no Mapa do Turismo Regional Brasileiro, mas para entrar no mapa, eles precisavam reunir informações e enviar para o Ministério do Turismo, informações estas que precisam ser validadas pela Instância de Governança Encantos do Sul, e é aí que surgiu a dificuldade, porque a própria Encantos do Sul não está validada.
Devido a isso, as 12 cidades da Amrec chegaram a cogitar deixar o grupo e criar uma nova instância de governança. Como houve o encaminhamento para a criação da comissão que providenciará a eleição, esta possibilidade foi descartada.