Dados mundiais apontam que hoje existe um caso de autismo a cada 45 pessoas. Com o propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o Nações Shopping terá capacitação e qualificação de todos os seus colaboradores entre os dias 08 e 09 de novembro.
Para deixar a ação ainda mais completa, o estacionamento do Nações Shopping passa a contar com vagas exclusivas para autistas. Primeira iniciativa do estado de Santa Catarina, a ativação ocorre em todos os seis shoppings da Almeida Junior e busca reforçar o compromisso do grupo em acolher e proporcionar o melhor atendimento para todos.
Para utilizar as vagas especiais, é necessário deixar à vista no interior do carro a carteirinha de prioridade ou a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA). Para o gerente de Marketing do Nações Shopping, Julio Geesdorf, a ação deixará o mall ainda mais acessível com a capacitação dos colaboradores e a disponibilização das vagas: "O Nações Shopping é um ambiente que proporciona boas experiências para toda a família, com a capacitação dos colaboradores estaremos ainda mais preparados para oferecer de forma amigável e inclusiva, o melhor atendimento para todo o nosso público", comenta o gerente de Marketing.
A capacitação dos colaboradores está sendo feita em parceria com a AMA – Associação de Pais e Amigos de Autistas - e o Estado-Maior-Geral (EMG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), e traz orientações sobre o espectro autista, as formas corretas de atendimento, abordagem às pessoas com o transtorno e ainda uma explanação sobre as leis e os direitos voltados aos autistas.
De acordo com a coordenadora administrativa da AMA Litoral-SC, Catia Cristiane Purnhagem Franzoi, a capacitação trará ainda mais qualidade no atendimento dos profissionais que atuam no shopping. "Como resultado desta capacitação, buscamos a integração das pessoas com autismo em nosso meio social sem lhes causar qualquer prejuízo ou constrangimento, caso necessitem de um auxílio ou algum tipo de intervenção mediante suas necessidades e ou limitações. Assim, é possível promover a participação plena e igualitária das pessoas com TEA para configurar o verdadeiro caráter de inclusão", complementa a coordenadora administrativa da AMA Litoral-SC.
Mais inclusão: equipes do concierge recebem curso de Libras
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez, ou seja, 5% da população é surda. Entre essas pessoas, 2,7 milhões não ouvem nada.
Para promover a inclusão de pessoas surdas no ambiente de shopping center, melhorar a comunicação e prestar um atendimento com qualidade, a Almeida Junior promoveu mais uma capacitação, desta vez destinada ao ensino de libras para as equipes do concierge.