Após o término da reunião no campus da Ufsc de Araranguá, o Pró-reitor da Ufsc, Daniel Vasconcelos garantiu que os alunos do curso de Medicina devem retomar as condições normais de ensino nas próximas semanas. Para isso, ele diz que algumas atitudes devem ser tomadas. “Estamos encaminhando neste momento uma série de ações administrativas para que professores de outras unidades possam ministrar os módulos deste curso na forma remota. Temos neste momento em fase adiantada a locação de dois professores que vem por retribuição, ou seja, foi feita a troca”, diz.
Ele diz ainda que há profissionais inscritos no processo seletivo aberto atualmente. “Nos próximos dias teremos estes professores substitutos, estes de contratação imediata, além de uma série de tratativas junto ao Ministério da Educação para o cumprimento dos pactos de número de professores e técnicos”, comenta.
Confira também:
Com cartazes, alunos protestam em Araranguá
Acadêmicos apreensivos com paralisação da Medicina da UFSC
“Há um descaso com o nosso curso”, diz aluna de Medicina da Ufsc de Araranguá
Sem solução imediata: Reitoria reafirma que buscará 60 professores dentro da própria Ufsc
Para implementar o curso na maior cidade do Extremo Sul Catarinense, eram necessários 60 professores, porém apenas 31 foram contratados. Um déficit de 29. “Temos concurso para professores efetivos que vai acontecer no encerramento do ano e tratativas para cumprimento do resto do pacto. Nas próximas semanas os alunos já retomam as condições normais de ensino com a alocação de docentes e com os professores substitutos. Para a situação imediata está encaminhado. Estamos fazendo o possível para cumprir os prazos legais dentro do intervalo legal que temos para homologação dos concursos e contratação. Temos até o fim de junho, então os concursos são para ser executados no início do ano que vem. As fases iniciais não estão enfrentando diretamente este problemas, a fase mais adiantada que precisam dos profissionais com formação em Medicina, é a parte profissionalizante do curso”, finaliza.