O acendimento das luzes de Natal em Criciúma, realizado na última quinta-feira, deu o ponta-pé em uma extensa programação preparada pela Fundação Cultural do município, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Com o espírito de solidariedade, integração e, claro, muita alegria, as ações se estenderam por todo o fim de semana, atraindo centenas de pessoas especialmente aos parques Altair Guidi e das Nações. No cronograma, atividades como Pet Noel, feira de artesanato, apresentações musicais, Bike Natal Solidário e a abertura oficial das Árvores da Solidariedade, que têm o objetivo de arrecadar mantimentos e brinquedos que posteriormente serão doados às famílias carentes do município.
O presidente da CDL, Tiago Marangoni, destaca o cunho social das ações que estão sendo desenvolvidas. “Pensamos na alegria, em oferecer momentos de descontração para as famílias, mas sobretudo, em oportunizar um Natal diferente àqueles que precisam”, pontua ele, ao lembrar que “serão quase dois meses de atividades e envolvimento dos moradores do centro e de diferentes bairros da cidade. É importante ajudar para que todos curtam ao máximo este período”.
Marangoni é reforçado pelo presidente da Fundação Cultural, Zalmir Casagrande. “Natal é isso. É amor ao próximo, é abraço, é fazer o bem. Vamos aproveitar essa atmosfera diferente que está sobre a cidade e contribuir com um fim de ano mais feliz para todos os criciumenses”.
No sábado, as ações foram concentradas no Parque Altair Guidi. O Pet Noel foi o responsável por levar dezenas de cãezinhos e seus donos para participarem de concursos, cãominhada e atividades ao ar livre. Prêmios para os cães maior, menor, mais obediente e mais parecido com o dono, por exemplo, foram distribuídos. Apresentações musicais e de dança, feira do artesanato e competições esportivas também animaram a tarde e antecederam o cerimonial de inauguração da Árvore da Solidariedade.
Na oportunidade, o prefeito Clésio Salvaro destacou a alegria de poder reunir as pessoas em um momento tão especial e significativo. “Que a essência desta Árvore continue viva em nossos corações durante todos os dias do ano”, diz ele, ao lembrar que desta vez, as atividades natalinas iniciaram mais cedo por um motivo em especial. “No ano passado ficamos muito distantes das pessoas que amamos. Por isso, quisemos compensar. Os parques estão movimentados, muitas ações ainda acontecerão por aqui. Aproveitem, porque eles são as maiores e melhores unidades de saúde que temos em Criciúma”.
Já no domingo pela manhã, o encontro foi no Parque das Nações. O Bike Natal Solidário reuniu cerca de 100 ciclistas e diversas entidades em torno de um passeio pelo centro da cidade. Além de arrecadar alimentos, o evento também difundiu o esporte como aliado à prevenção de doenças. Um dos organizadores, João Luiz Virtuoso, destacou a união dos ciclistas. “Estamos comemorando um ano do instituto John Bike, que foi criado como uma forma de difundir este esporte tão saudável, além de reivindicar alguns direitos. Ver essas pessoas aqui, num domingo de manhã, nos motiva a continuar trabalhando em prol da prática esportiva”.
Programação continua durante a semana
A programação de Natal continua nesta segunda-feira, com a abertura da 15ª Feira do Livro de Criciúma. O cerimonial ocorrerá a partir das 10 horas, na praça Nereu Ramos, com a participação da banda Cruzeiro do Sul, e o evento seguirá entre 8 e 20 de novembro. Na quinta-feira, dia 11, a partir das 19 horas, é a vez de celebrar os 10 anos da Mina de Visitação Octávio Fontana, com um jantar comemorativo.
No próximo sábado, o Parque das Nações é palco para mais um evento bastante especial. Na programação, a abertura da Árvore da Solidariedade no local, feira de artesanato, Rock Noel, atividades esportivas e culturais, entre outras.