A Polícia Militar está intensificando a fiscalização do uso obrigatório de máscara em Criciúma, devido ao aumento no número de casos do novo coronavírus. Usar máscara no município já faz parte do decreto, e o descumprimento da medida pode resultar em uma multa R$ 1.971,70.
Nesta sexta-feira, a Vigilância Sanitária aplicou a primeira multa pelo descumprimento desta medida no município. “Logo após a live que o prefeito Clésio Salvaro fez anunciando a campanha de ‘Guerra contra o Covid-19’, foi visto um cidadão que passou próximo da Prefeitura e estava sem máscara. Ai foi de conhecimento tanto da PM quanto da Vigilância, e foi aplicada a multa”, declarou o subcomandante do 9º Batalhão da PM, Major Alberto Cichella.
O major ressalta ainda que outras abordagens foram realizadas no município, mas somente uma multa até então. Um caso, em específico, um homem foi abordado por não estar utilizando a máscara mas, após a doação da PM, o cidadão acatou ao decreto. “Deu para verificar a sua humildade, então a PM simplesmente doou uma máscara para evitar a contaminação”, disse.
A PM realiza a fiscalização mas, a aplicação da multa em si, só pode acontecer com o aval da Vigilância Sanitária. De acordo com Cichella, o problema das pessoas que não utilizam a máscara no município é mais visível longe do centro da cidade.
“Na área central raramente vemos pessoas sem máscara, mas saindo e indo para os bairros começa a se verificar pessoas sem essa preocupação. O uso é importante para evitar essa ocorrência, independente do que cada um acredita, vivemos em sociedade e precisamos cumprir as normas que estão postas”, ressaltou.