Funcionários da Prefeitura Municipal de Criciúma começaram, no início do mês de setembro, o processo de limpeza do lago localizado na Praça do Congresso. O local que não era limpo há mais de 20 anos, acumulava uma camada de lama de quase 30 centímetros, e seu fundo, revestido com azulejos azuis, já não era mais visível.
Acontece que a obra se encontra parada há um bom tempo, e a sujeira gerada por ela vêm incomodando aqueles que passam pela praça. “Ali na praça tem pedra, tem sujeira e lodo, e os moradores e usuários da Praça do Congresso estão reclamando, pedindo a conclusão desse serviço de limpeza para que o lugar volte a sua normalidade”, destacou Adelor Lessa, citando o comentário de um ouvinte.
Outra questão sobre a reforma do local, levantada por uma das ouvintes da rádio, é o fato das tartarugas que ali estavam e que eram de responsabilidade de um café da praça. Segundo a equipe de comunicação do município, a prefeitura irá tratar com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) para saber com proceder na manutenção e tratamento desses animais, que se encontravam abandonados desde então.
Uma nota divulgada pela equipe de comunicação da prefeitura de Criciúma, afirma que as obras de restauração e limpeza do lago devem voltar ainda nesta segunda-feira, 28. Confira:
COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CRICIUMA INFORMA: a secretária municipal de Infraestrutura, Kátia Smielevski, informou que os trabalhos de revitalização e limpeza do lago da praça serão retomados ainda nesta segunda-feira. A Administração Municipal procurou adquirir um revestimento cerâmico semelhante ao existente no lago (para executar a troca de revestimentos deteriorados) e o processo acabou demorando mais do que o previsto pela Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana.