Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Presidente do Observatório Social rebate declarações de vereador

Mauro Losso comenta discurso de Ademir Horonato sobre acompanhamento de licitações da prefeitura

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 22/07/2020 - 16:58 Atualizado em 22/07/2020 - 17:05
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Observatório Social (OS) de Criciúma se pronunciou sobre as declarações do vereador Ademir Honorato (MDB). O vereador cobrou acompanhamento da entidade nas licitações da Administração Municipal, após denúncia de suspeita de irregularidades no certame para contratação do serviço de jardinagem.

O presidente do Observatório, Mauro Losso, diz que as declarações foram recebidas com surpresa. Nos deixou surpresos. Entendemos que o vereador não conhece o Observatório Social, não sabe como a gente opera. Fez uma crítica infundada. Dizer que o Observatório é responsável pelo fato de um eventual funcionário ligar para um eventual empresário para fazer conluio. Não temos bola de cristal. Não somos investigadores. Participamos da licitação para saber se o rito está sendo cumprido. Cumprido isso, que responsabilidade podemos ter se supostamente tem conluio ou problema, isso é problema do Ministério Público ou até mesmo da Câmara. Tenho certeza que este não é o pensamento de todos os vereadores. O observatório existe porque aqueles que deveriam fiscalizar não o fazem como, por exemplo, a Câmara”, enfatizou.

O presidente do órgão salientou que denúncias já foram feitas pelo OS anteriormente. “Tem coisas observadas por nós. Estamos trabalhando para que a sociedade viva dias melhores. O fundamento de todos os Observatórios Sociais é se apegar à transparência. Achamos que quanto mais transparências dermos, mais possibilidade de corrupção diminui”, cita.

Confira também:
Possível fraude em licitação de jardinagem é investigada pelo MP

Na sessão dessa terça-feira, 21, Honorato cobrou o Observatório Social. “Um monte de denúncias, agora uma com gravação e tudo. Pergunto cadê o Observatório Social. Falam aos quatro ventos que tem cadeira cativa, que estão acompanhando. Onde está a credibilidade? Gostaria que eles viessem se defender já que são moralistas e estão acompanhando as licitações”, comentou.

Losso, por sua vez, reforça que, caso o Observatório Social perceba algo errado, procura os órgãos competentes de forma imediata. “Até mesmo a procuradoria da prefeitura, o Ministério Público, podemos fazer a denúncia como qualquer cidadão. Apenas nos organizamos em um grupo de pessoas com habilidades na área de engenharia, jurídica, contabilidade”, ressalta.

Nesta quarta-feira, 22, a entidade ainda emitiu uma nota que diz, entre outras coisas, que sempre que possível um dos voluntários acompanha os processos licitatórios, observando se o rito legal está sendo cumprido. “Além dessa ação, por meio de nossas mídias sociais, enviamos convites para que haja mais participantes, pois entende que quanto maior for a concorrência, mais claro será o processo.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito