O programa Conexão Repórter, apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, que vai ao ar a meia noite dessa segunda-feira, 3, no SBT, traz como cenário o presídeo Santa Augusta, em Criciúma. A grande reportagem "O Vírus e o Cárcere" retrata a situação do sistema prisional Brasileiro em tempos de pandemia. "Eu fiquei muito feliz em visitar Santa Catarina. É um estado onde a mentalidades das pessoas é muito evoluída. Eu me deparei com funcionários públicos, como a juíza federal, Débora Zanini, que tem uma mente aberta. Que sabe da necessidade de ter transparência para que toda a sociedade tenha acesso as informações, e assim a gente possa tomar as melhores decisões", afirmou Roberto Cabrini.
Cabrini ressaltou, em entrevista ao 4oito, que o cenário brasileiro requer máxima atenção. "A situação do sistema prisional é muito preocupante. São 17 mil casos de Covid-19 em todo o sistema, com aumento de 83% só nos últimos 30 dias. Portanto a proliferação de Covid dentro do sistema prisional merece atenção", reforçou.
Sobre a vinda ao sul do Brasil Cabrini observou que "a gente mostrou Criciúma, onde a situação não é tão grave com relação a outros lugares do país. Mas é grave também, pois ele (o presídio) padece do mesmo tipo de problema que é a superlotação. São celas superlotadas onde estão ai quase 20 presos, quando a capacidade é de apenas 10 ou 11. Esse fato favorece muito a contaminação dos presos. São detentos que não usam máscaras e não existe testes em números suficientes", completou.
Confira a entrevista com Roberto Cabrini na íntegra: