O “Projeto Tigrinhos: aqui nasce um sonho” entrou mais uma vez em campo e marcou mais um golaço em prol do esporte e da educação. Isso porque o projeto, promovido pela parceria entre a Unesc e o Criciúma Esporte Clube, chega a mais dois municípios da região: São Ludgero e Treze de Maio. A assinatura que oficializou a parceria ocorreu na tarde desta terça-feira, 14, na Universidade.
O projeto tem o objetivo de estruturar e organizar escolinhas (núcleos) de futebol nos municípios da região, com perspectiva de formação, educação, fomento e descoberta de novos talentos. A parceria, envolvendo as três instituições, garante aulas para crianças de 10 a 14 anos e a iniciativa já chega a 19 municípios.
De acordo com a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o projeto estimula as crianças e descobre talentos. “A Unesc, com o seu caráter comunitário, apoia sempre essa iniciativa. Além do mais, podemos observar os seus avanços e quanto ela tem sido benéfica para os participantes”, comentou.
Segundo o coordenador do projeto, Bruno Dandolini Colombo, o desempenho e o sorriso no rosto das crianças é o mais gratificante. “Observamos que o projeto tem feito diferença na vida delas, que ele tem gerado bons frutos e que tem ficado marcado na história dos participantes”, enfatizou.
Esporte e oportunidade
Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, a iniciativa do projeto dá oportunidade para as crianças na área do esporte. “Isso também é a realização dos sonhos das crianças. A dedicação tem que ser em todas as áreas, mas o esporte sempre dá um combustível a mais no nosso trabalho”, comentou.
Conforme o prefeito de Treze de maio, Clésio Bardini de Biasi, o esporte faz a diferença na vida das crianças. “Observamos o diferencial que o Tigrinhos faz e acreditamos que ele trará bons frutos para a nossa cidade”, completou.
De acordo coordenador das categorias de bases do Criciúma, Serginho Lopes, o projeto tem grande importância para o Clube. “O futebol também é socialização. Tem muitos atletas bons na região, só precisam de uma oportunidade e o Tigrinhos também oferece isso”, afirmou.
Colombo ainda relembrou um fato histórico que ocorreu no último fim de semana para o projeto, quando foi realizada a primeira preliminar feminina, entre os municípios de Garopaba e São João do Sul.
Membros das comissões de esportes dos munícipios também participaram da assinatura do convênio.