Está montado o time do Próspera que em quinze dias inicia a sua caminhada para retornar à elite do Campeonato Catarinense, onde esteve pela última vez em 2007. Depois, sofreu quedas até desativar o futebol profissional em 2011, voltando na temporada passada em alto estilo, com o título da Série C estadual. Agora, o desafio é a Série B.
"Temos uma mescla, vamos fazer um time forte, é uma competição muito difícil e pra ela tem que ter um grupo", disse o técnico Luiz Paulo Peixoto de Lima, o Bugre, o treinador que terá a responsabilidade de comandar a equipe.
A Série B estadual conta com dez equipes que jogarão entre si, em turno e returno, brigando pelas duas vezes no acesso à Primeira Divisão de 2020. A estreia do Time da Raça será no dia 2 de junho, em Itajaí, contra o Almirante Barroso. O primeiro compromisso em casa vai ser no dia 5 de junho, uma quarta-feira, frente ao Concórdia no estádio Mário Balsini.
Série B - Primeira Rodada - 2/Junho
10h - Itajaí - Almirante Barroso x Próspera
15h - Jaraguá do Sul - Juventus x Camboriú
15h - Joinville - Fluminense x Blumenau
15h - Palhoça - Guarani x Barra
15h - Concórdia - Concórdia x Inter de Lages
Roberto, o destaque
Sobre a mescla citada por Bugre, ela é exemplificada por Roberto Volpato Neto. O experiente Roberto Tigrão, hoje com 39 anos e revelado no Criciúma, carrega um currículo de peso. Rodou por Vasco, América (RJ), Ituano, Ponte Preta, XV de Piracicaba, Água Santa (SP), Santo André, jogou em Portugal e até na Índia. Agora, será o grande líder do Time da Raça na Segundona catarinense.
"Aceitamos um grande desafio. O Próspera está em reformulação, o pessoal abriu as portas para eu treinar há um mês e meio. Eu queria voltar, resolvi uns problemas particulares, chegou a hora de voltar a campo", afirmou o goleiro. "Ele vai ser o meu grande auxiliar dentro de campo, ajudando a orientar o time", reconheceu Bugre.
Mas Roberto entende que não vai impor sua escalação pelo nome. Precisará mostrar futebol. "E futebol hoje em dia é intensidade, é condição física", apontou o camisa 1 prosperano.
Um auxiliar campeão
O ex-jogador Everaldo, que foi campeão da Copa do Brasil de 1991 pelo Criciúma, é outra novidade do Próspera. Ele será auxiliar do técnico Bugre. "Retornando aos campos de futebol, de uma nova forma, agora não mais entre os onze, e foi aqui no Próspera que eu encerrei a minha carreira profissional jogando em 2008", lembrou.
Everaldo disse que está muito feliz com o convite. "Fazendo uma equipe mesclada, de jovens com experientes, e vou integrar a comissão técnica. Foi tudo muito rápido, eu imaginei que ia ser gradativo, escolinha, base e depois profissional, mas de cara tenho esse convite grandioso", destacou. "O Próspera é um clube pequeno com ideia grande", arrematou.
Mais reforços
O grupo apresentado pelo presidente Dorval Arriola e pelo diretor de futebol José Reginaldo Lalaul conta com 20 atletas, e receberá mais. "Pelo menos mais um centroavante e um volante, estamos buscando essas contratações", contou Lalau.
O técnico Bugre está confiante. "Já temos um alicerce forte, vamos buscar reforços pontuais para chegar e jogar", apontou. "Estou tranquilo, pelo grupo que eu tenho e as pessoas com as quais estou trabalhando", concluiu.
Próspera 2019 - O grupo
Goleiros - Roberto (39 anos) e Lucas (21 anos)
Zagueiros - André Rodrigues (25 anos), Aércio (23 anos) e Tosi (24 anos)
Laterais - Murilo Xavier (23 anos), Gustavo Cabral (26 anos) e Rafael Carletti (27 anos)
Volantes - Marlon Bica (25 anos), Max (24 anos), Alessandro (23 anos) e Wesley (24 anos)
Meias - Yan Maciel (23 anos), João Victor (19 anos) e Max William (34 anos)
Atacantes - Wesley Fonseca (18 anos), Luís Fernando (17 anos), Igor César (23 anos), Daniel (19 anos) e Eduardo Semler (19 anos)
Técnico - Luiz Paulo Peixoto de Lima, o Bugre
Auxiliar técnico - Everaldo Silva
Preparador físico - Rogério Inácio
Preparador de goleiros - Juliano Amadeu Felippe
Massagista - Bráulio Resende
Roupeiro - Clair Silva, o Queixo
Presidente - Dorval Arriola
Diretor de futebol - José Reginaldo Lalau
Supervisor de futebol - Johnny Rocha Medeiros
(Colaboração: Jotha Del Fabro)