A partir desta terça-feira, 21, mais três municípios passam a seguir as restrições da Amurel na busca pela contenção do avanço do novo coronavírus. Sangão, Imbituba e Jaguaruna seguirão as recomendações do CER Amurel e do Ministério Público.
Assim, todos os municípios da Região de Laguna estarão em quarentena. A 2ª Promotoria de Justiça de Jaguaruna expediu recomendação aos prefeitos de Jaguaruna e Sangão para que cumpram as recomendações de quarentena do CER Amurel. Já a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba encaminhou uma recomendação para que se revogue o decreto vigente e publique outro, seguindo a recomendação de quarentena.
Imbituba, que tem 600 casos, realizou grande fiscalização no fim de semana. Na cidade, está proibido o acesso às praias, a prática de esportes ao ar livre, inclusive náuticos, salvo, a realização de pesca artesanal. O objetivo da ação é impedir o descumprimento da ordem municipal e, ao mesmo tempo, combater a propagação do novo coronavírus.
Segunda morte
Imbituba ainda confirmou nesta segunda-feira, 20, a segunda morte pela Covid-19. Trata-se de uma idosa, de 71 anos, que era moradora do bairro Vila Nova Alvorada (Divineia). Ela estava internada no Hospital São Donato, em Içara, há duas semanas.
Na época, os exames deram negativo para a doença. Mas a paciente precisou ser transferida por outro diagnóstico. Posteriormente, teve um agravamento do estado de saúde e, a partir daí, teve o diagnóstico para a Covid-19. A Prefeitura de Imbituba se solidariza com familiares e amigos da moradora falecida em decorrência do novo coronavírus.
Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através da Vigilância Epidemiológica, confirmou quatro novos casos do novo coronavírus em Imbituba. Todos foram constatados por teste rápido.
Novos leitos
A instalação de 10 leitos de UTI no Hospital São Camilo, em Imbituba, ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (20). Em reunião, no Paço Municipal, o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior fez aliados importantes para a efetivação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.
Por conta da falta de leitos na região, representantes da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) e da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) engrossaram o coro pela necessidade de uma UTI na cidade. O grupo entende que é necessário pressionar o Governo do Estado para que a homologação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja concretizada.