A Secretaria de Saúde do Município de Balneário Arroio do Silva, além de enfrentar a maior Pandemia de todos os tempos causada pelo novo coronavírus, está lutando para repor médicos e enfermeiras em seu plantel, para dar o atendimento adequado à população de 13 mil habitantes na baixa temporada e 100 mil na alta temporada.
A situação se tornou preocupante desde o mês de março, coincidindo com o início da Pandemia do coronavírus. Segundo o secretário Paulo Martins dos Santos Jr, o Chocolate, “Após a mudança do Governo Federal sobre o Programa Mais Médicos temos enfrentado a dificuldade de contratação destes profissionais. Inicialmente o governo federal iria cancelar este programa e criar uma nova forma de contratação.Em virtude da pandemia, em Março deste ano o governo federal voltou atrás e abriu um novo edital para chamamento destes profissionais”.
Segundo Chocolate, no município haviam 3 vagas disponíveis, foram 5 chamamentos efetuados para profissionais brasileiros porém, tivemos somente 1 profissional inscrito que já possuía vínculo empregatício com o município. O edital para contratação de médicos estrangeiros foi aberto em Março porém, não tivemos candidatos inscritos.
Concursados sendo chamados
O secretário de Saúde do Arroio do Silva explica que no momento está ocorrendo o processo de chamamento do concurso público, mas as dificuldades aumentam com a falta de interesse dos profissionais na vaga. “Foram 8 chamamentos onde 2 profissionais aceitaram a vaga, sendo que 1 já fazia parte do quadro do município, inclusive é o mesmo profissional que se inscreveu para uma das vagas do Programa Mais Médicos e já possuía vínculo empregatício com o município.O outro médico que aceitou a vaga se apresenta no início de Agosto para início das atividades”, o que vai aliviar a demanda, afirma.
Caráter Emergencial
Embasados no decreto estadual nº 506 de 12/03/2020 que dispõe sobre medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública devido a pandemia de coronavírus que autoriza a contratação emergencial de profissionais de saúde, a SMS de Arroio do Silva tem entrado em contato com profissionais para a contratação. “Já entramos em contato com 7 profissionais e nenhum teve interesse na vaga. Contatamos Universidades da região e colocamos anúncio em grupos de mídia sobre a contratação emergencial. Enfrentamos a mesma dificuldade para contratação de enfermeiros, temos uma vaga disponível para cobertura de licença maternidade em aberto desde fevereiro/2020, porém já realizamos 14 chamamentos e nenhum profissional até o momento aceitou o cargo. Os enfermeiros que fizeram Processo Seletivo estão sendo chamados para suprir as vagas.
A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde não está medindo esforços para resolver o problema de carência de profissionais de saúde, porém, em virtude da pandemia os profissionais estão com carga horária preenchida e não possuem disponibilidade de carga horária.