O município de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, tem discutido dois assuntos importantes para a região. São eles o futuro do Hospital do Rio Maina, que foi criado como um centro de recuperação pós-covid e a possibilidade de andamento da fila de espera para a realização das cirurgias de alta complexidade.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, junto ao Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, esteve em reunião com o governo estadual para a resolução das demandas paradas há mais de um ano. O objetivo é aumentar para mais 150 cirurgias de alta complexidade de neurocirurgia, ortopedia e cardiologia, no Hospital São José.
Além disso, a gestão municipal defende que as cirurgias de média complexidade possam ir para os hospitais dos municípios vizinhos, como Içara, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Urussanga, Orleans e Lauro Muller. “Estamos trabalhando com força para fazerem esses procedimentos e ampliar as cirurigias”, destacou Casagrande em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Em relação ao hospital do Rio Maina, a intenção é que ele seja estadualizado e utilizado para cirurgias e interações. “Também estudamos uma forma de fazer um chamamento público que alguma instituição possa administrar por alguns anos, incluindo o SUS. Não é do dia para a noite, mas acredito que será um legado que ficará para Criciúma e região”, pontuou Acélio