Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Secretário de Saúde destaca novas restrições em Santa Catarina

André Motta Ribeiro falou à programação especial da Rádio Som Maior deste sábado

Por Marciano Bortolin Florianópois, SC, 18/07/2020 - 10:33 Atualizado em 18/07/2020 - 10:42
Foto: Amanda Farias / 4oito
Foto: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, falou à programação especial da Rádio Som Maior deste sábado, 18, sobre o Decreto 724/2020, que estipulou novas restrições às regiões mais afetadas pelo coronavírus no momento. O Sul do estado está neste decreto.

Entre as restrições, está o transporte coletivo que deixa de circular a partir da próxima segunda-feira, 20. O secretário contou que a decisão é para diminuir a circulação de pessoas e a consequente proliferação do vírus. “O compartilhamento da decisão respeita o local. Precisamos diminuir a circulação de pessoas. As pessoas precisam entender que precisam ficar em casa, respeitar o problema sanitário. A intervenção foi pontual. A prioridade é o isolamento social e deixar a cargo dos prefeitos outros pontos”, disse.

O secretário falou ainda que devido à gravidade do momento, decisões como esta precisam ser tomadas. “Nada está descartado, precisamos que as pessoas entendam. É um momento de união que as pessoas precisam entender a gravidade do momento”, salientou Ribeiro, comentando também sobre opiniões contrárias de alguns prefeitos. “A gente entende a opinião de cada gestor local, é um ano complicado. Eleitoral. Não há falta de diálogo. Reuniões com as regiões para tratar dos assuntos, obviamente alguns dos gestores podem se sentir menos ou mais atingidos. Todos que tentam contato com o governo são atendidos. Cada um tem a sua posição.

Leitos de UTI

O secretário lembrou ainda que o estado que a taxa de ocupação dos leitos no estado varia de 80% a 85% e que mais leitos precisam ser instalados. “Criciúma ainda precisa instalar leitos de UTI que os equipamentos já estão aí. Temos uma regulação estadual. Se necessário for, é preciso fazer o deslocamento para outras regiões”, enfatizou.

O contato com a região, apontou o secretário, é constante. Nessa sexta-feira, 17, ficou acertada a instalação de mais cinco no Hospital São Donato (HSD), de Içara. Ele explica ainda como é o procedimento até a instalação. "O hospital quando manifesta vontade de colocar um leito em funcionamento, este leito é solicitada a habilitação ao Ministério da Saúde pelo Estado. Ele precisa estar disponível, pronto para o uso, de preferência com o paciente no leito. É preciso que se demonstre o interesse e as condições em receber os leitos. A questão técnica de ter espaço, por exemplo, uma rede de gás, elétrica, pessoal treinado, exame de imagem, é uma manifestação do hospital, depois que se manifesta o Estado vem e trabalha na habilitação de leito. Santa Catarina, por interferência do Governo do Estado, é o que mais tem leito habilitado no Ministério da Saúde”, disse.

O secretário também falou que o Hospital São José (HSJ), de Criciúma, demonstrou interesse na instalação de mais 20 leitos de UTI. Também estamos estudando instalar leitos no Hospital Regional de Araranguá. Em Laguna mais 10. Estamos atentos, mas precisamos que os municípios façam esta parceria. Estamos tentando ajudar, entendendo a situação. Tentando equacionar, precisa de união de força do município”, salientou.

Ele lembrou que a Secretaria já havia oferecido novos leitos para hospitais de Laguna, Braço do Norte, Imbituba e outros da Amurel. 

Ribeiro ressaltou também que dez leitos do HSJ já deveriam estar em funcionamento. “Estamos tentando entender os motivos. Buscando ajudar. O Estado distribuiu mais respiradores. Estamos em contato direto com Tubarão e Criciúma oferecendo recursos, basta o hospital manifestar. E temos conversa com Laguna para reforçar aquele hospital”, citou.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito