O Governo Municipal de Siderópolis, através do Departamento de Cultura, Fórum da Mulher Negra de Siderópolis, Movimento de Conscientização Negra Cruz e Souza e Pastoral Afro Inhá Chica, iniciou nesta quarta-feira, dia 3, a programação do Mês da Consciência Negra.
O ato oficial foi realizado no Paço Municipal com a abertura da exposição de obras de arte de artistas pretos de Siderópolis.
O projeto pretende desenvolver atividades onde possa resgatar, valorizar e fortalecer a cultura afrodescendente do município, honrando a memória e a grande contribuição que a mesma ofertou e ainda oferece à cidade. O mês da consciência negra foi pensado em parceria com os movimentos afros do Município.
“Ocupar o Paço Municipal com a exposição de obras de arte de artistas negros é valorizar a arte, a cultura de quem levantou do zero esse país. Que o povo negro ocupe espaços negados historicamente nesse país. Essa programação é um exemplo a ser seguido por todos os departamentos e secretarias de cultura de nossa região”, afirmou o diretor de Cultura Arisson Fabrício.
“Durante todo este mês teremos ações que proporcionam aos nossos munícipes refletir, mas também que os levam a buscar conhecimento, porque quando conhecemos a história, entendemos que ali existe uma moral que podemos tomar para nós mesmos”, disse o prefeito Franqui Salvaro.