A Celesc segue investindo na renovação de redes e construção de novos circuitos em Criciúma. A companhia já destinou aproximadamente R$ 2,5 milhões em recursos para as melhorias do sistema elétrico da região Sul da cidade. As obras vão beneficiar cerca de 12 mil unidades consumidoras.
Entre os principais benefícios, promovidos desde setembro deste ano, estão a chegada de novo alimentador de 13.800 volts, que parte da Subestação Forquilhinha, em direção a região Universitária da Cidade, que possui forte atividade comercial e industrial. Também está em reforma na localidade duas outras redes, com a substituição de cabos nus por rede compacta isolada, sistema que aumenta a capacidade de transmissão de de rede de alta tensão, protegendo o sistema da interferência de vegetação.
O gerente da Divisão Técnica da Celesc Criciúma, Zulnei Casagrande, destaca outra melhoria em andamento: a construção de um circuito alternativo, interligado à região Sul de Criciúma, com a rede que sai da Subestação Floresta, no Rio Maina. “Essa obra vai permitir maior confiabilidade ao sistema elétrico por meio de recursos de manobra de carga de energia, em caso de perda de algum circuito por acidente ou falha de rede”, explica.
A expectativa é que as obras de melhorias sejam concluídas em dezembro de 2021.