O PP de Criciúma volta do carnaval sem comando, com a convenção anulada e a executiva destituída. Na segunda-feira, a direção estadual baixou ato, atendendo recurso da ala do partido liderada pelo vereador Miri Dagostim que denunciou irregularidades no processo.
O ex-deputado federal Jorge Boeira discorda da decisão tomada. Entende que não era necessário, que vai provocar “dissabores”, e até desfiliações. Garantiu que há filiados “chateados” com o encaminhamento, inclusive alguns “históricos" do partido.
Boeira tentou durante 15 dias convencer a direção estadual de tentar a unidade, sem destituir a executiva, nem anular a convenção. Mesmo assim, ele garante que não vai sair do partido.
O PP de Criciúma saiu rachado da eleição da executiva, em 2019, quando Paulo Conti venceu por 1 voto. Com a possível candidatura a prefeito de Boeira, a divergência ficou administrada, e o recurso na direção estadual pedindo anulação da convenção foi colocado stand by. A candidatura uniria o partido.
Quando Boeira anunciou que não será candidato, os dois grupos retomaram os conflitos, e o recurso voltou a tramitar na direção estadual. Como pano de fundo, existe a divisão no PP de Criciúma entre compor com o prefeito Salvaro ou participar de outro projeto em oposição ao prefeito.
A direção estadual sempre defendeu composição com Salvaro, desde que Boeira não fosse candidato.
A reação
O ex-presidente do PP, Itamar da Silva, o vereador Edson Paiol e já ex-presidente da executiva (presidente destituído), Paulo Conti, devem se reunir hoje, em Florianópolis, com o senador Esperidião Amin e o secretário geral do PP catarinense, Aldo Rosa, para tentar reverter a decisão tomada.
Ontem à noite se reuniram Paulo Conti, Abhraão Souza e o vereador Edson Paiol, no gabinete do vereador na Câmara municipal. Eles divergem da decisão, entendem que não há motivo para isso, e destacam que não tiveram oportunidade para fazer o contraponto ao recurso encaminhado pelo grupo do vereador Miri Dagostim.
Animado
O vereador Miri Dagostim (PP), ex-presidente da câmara, aprovou a decisão da executiva estadual.
Disse ontem que o partido vai viver um novo momento a partir desta decisão, e que trabalhou o dia todo para composição de novo diretório e nominata de candidatos vereador.
Novo comando
O novo presidente do PP de Criciúma pode ser o ex-deputado Valmir Comin. É o nome preferencial da direção estadual.
Ele tem trânsito com o prefeito Salvaro, e teria facilidade para encaminhar o ingresso do PP na aliança em torno do prefeito.
O rito
Pela regra estatutária do PP, a comissão provisória anterior à convenção reassume o partido, com a missão de fazer nova convenção em até 15 dias. O presidente da provisória é o ex-vereador e advogado Itamar da Silva, que seria notificado ontem ainda, ou será hoje cedo.