Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 11/04/2022 - 10:39 Atualizado em 11/04/2022 - 11:03

Faz três meses que o Presidente Bolsonaro sancionou a lei 14.299, que criou grupo de transição para o setor produtivo do carvão, mas ainda não foi publicado o decreto que vai criar o conselho responsavel pela elaboração do Programa de Transição Energética, e não tem previsão.

O setor depende de decreto para encaminhar o plano até janeiro de 2023, como está previsto na lei.
O grupo deverá ser formado por representantes dos governos federal e estadual e da iniciativa privada.

De acordo com publicação de hoje do portal Poder 360, o Ministério de Minas e Energia informou que o decreto cabe ao Ministério da Casa Civil, que, por sua vez, disse que os ministérios envolvidos no assunto estão construindo o texto, sob sua coordenação, mas ainda sem previsão para a publicação.

O programa deverá implementar medidas, ao longo dos próximos 18 anos, para redução de emissões de gases de efeito estufa, como o gás carbônico, e de substituição gradual da geração a carvão, até o completo encerramento da atividade termelétrica carbonífera no Estado, projetado para 2040.

Destaca ainda o Poder 360 que "a indefinição quanto ao decreto preocupa a indústria, que teme que, sem a criação do conselho, a lei se torne inócua e, ainda, traga uma insegurança jurídica que trave investimentos em tecnologias para essa transição, como as de captura de CO2".


 

Por Adelor Lessa 11/04/2022 - 07:22 Atualizado em 11/04/2022 - 07:22

Na sexta-feira, foi anunciado aqui que saíram as licenças para a obra do último trecho do Anel Viário de Criciúma. Licenças foram viabilizadas e liberadas. Ontem, eu conversei com o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, e ele me disse "agora, só tem de resolver a desapropriação".

Trata-se de uma área que tem de ser indenizada pelo Estado para fazer a obra. O secretário não fez previsão, mas deve resolver isso em uma semana e a obra começa em seguida. O governador Moisés deve vir a Criciúma na última semana de abril para entregar a ordem de serviço.

Ouça o editorial de Adelor Lessa na íntegra:

 

Por Adelor Lessa 08/04/2022 - 18:40 Atualizado em 08/04/2022 - 18:44

O momento que vivemos, depois do prazo de desincompatibilização, é de amarração, acordos e muito blefe no ambiente político, focando nas eleições de outubro. Os 25 candidatos de Criciúma e entorno estão em campo. Não colocamos nessa lista candidatos da Amesc nem da Amurel. Esses 25 estão buscando, articulando, a dezena de candidatos a federal também.

Falando em chapas majoritárias, a região de Criciúma tem apenas Jorge Boeira como possiblidade. Filiado ao PDT, ele pode ser candidato a vice-governador ou senador. Ficou mais forte a possibilidade dele ser candidato a vice de Décio Lima (PT) com Dário Berger (PSB) buscando a reeleição ao Senado. Boeira pode ser candidato ao Senado, se Dário concorrer a governador.

Hoje o senador Esperidião Amin (PP), na Som Maior, escalou Raimundo Colombo (PSD) ao Senado. Disse que não é narciso, mas que se olha no espelho e se vê candidato a governador com Raimundo ao Senado. Ele é pitoresco nas suas entrevistas, e fez essa colocação, mas é claro que é uma tese, uma ideia. Se Raimundo aceitar, se PSD aceitar apoiar Amin, o senador acha que pode fazer uma aliança forte e entrar em uma campanha.

Amin agendou a definição dessa parceria para final de maio. Entende que, até lá, ou ata, ou desata.

O ex-deputado Paulo Bornhausen, que está filiado ao PSD e passou o dia na região de Criciúma, entende que a parceria de Amin será com Gean Loureiro e o União Brasil. E defendeu que o PSD, na verdade, apoiará Gean.

Kennedy Nunes, deputado em quarto mandato, reafirmou hoje, na Som Maior, sua disposição de concorrer a senador pelo ambiente bolsonarista. E disparou que para ser bom candidato não precisa "tomar tubaína" com o presidente, em alusão a Jorge Seif, que disse ter sido escolhido candidato pelo presidente por "tomar tubaína com o presidente". Tubaína é um guaraná famoso. Kennedy não engole isso e está disposto a contrapor com Jorge Seif no ambiente bolsonarista.

Kennedy tem base eleitoral em Joinville faz décadas mas nasceu aqui, é criciumense de nascimento. O PTB definirá para onde vai neste fim de semana em encontro estadual, mas é certo que não apoiará Carlos Moisés.

Confira o comentário que foi ao ar no Ponto Final na Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 08/04/2022 - 07:26 Atualizado em 08/04/2022 - 07:26

Em ano de eleição, temos de tratar de eleição. Não de votar neste ou naquele candidato, cada um vota de acordo com suas convicções e preferências. Falar de eleição para tratar da representação política da cidade e da região. Aí já está um ponto que preocupa.

Quanto mais deputados eleitos pela cidade e pela região, maior será a representação política. Para isso, a cidade e a região precisam procurar votar em candidatos aqui. Depois, não pode ter candidatos demais para não pulverizar os votos. Hoje, Criciúma e cidades vizinhas já têm 25 candidatos.

Ouça o editorial de Adelor Lessa na íntegra:

 

Por Adelor Lessa 07/04/2022 - 18:40 Atualizado em 07/04/2022 - 18:47

Conversei hoje com o secretário Thiago Vieira e ele trouxe um fato novo. A última etapa do Anel Viário, que falta fazer, até a entrada do Rio Maina, vai ser feita. Sempre soubemos que o Estado havia feito o que lhe cabia, licitação, recurso no caixa, encaminhamento técnico da obra, e que o resto era com a prefeitura, que resolveria a questão das desapropriações e encaminhamento das licenças.

Das licenças, o vereador Miguel Pierini, que tem acompanhado muito isso, tem tratado e nos informou que até o dia 18 o IMA libera a licença. Era o que faltava. Mas a novidade é que a prefeitura de Criciúma, que bancaria as desapropriações, disse que não vai bancar, claro que não nesse tom, mas a rigor foi isso, e o Estado assumiu as desapropriações. Para isso foi necessária uma negociação. As desapropriações serão bancadas pelo Estado, ao custo de R$ 3 milhões. Essa é a novidade.

Segundo o secretário Thiago, até o fim de abril tudo deve estar resolvido, a licença ambiental e as desapropriações, o que nos permite projetar que ainda em abril ou no início de maio as máquinas estarão roncando nesse último trecho do Anel Viário. É a previsão do secretário de Infraestrutura do Estado.

Seif para o Senado

Hoje conversamos com Jorge Seif, candidato que o presidente Bolsonaro definiu para concorrer ao Senado em Santa Catarina. Havia outras possibilidades, mas o presidente teve essa opção. Pela relação pessoal, e por ser do ramo de pescados, ele era o secretário nacional da Pesca até o fim de semana. Seif é da intimidade do presidente, frequenta a casa do presidente, é chamado no privado de "06" do presidente.

Um desconhecido? Sim. Nunca disputou eleição? Sim. Conversamos com ele hoje na Som Maior. Claro que tem suas ideias, mas vou entrar no desempenho. Ele mostrou que na TV, com o Bolsonaro dizendo que ele é o candidato, e ele tendo espaço para suas teses, para sustentar as suas convicções, ele vai ocupar espaços. Vai se eleger? Não sei, é uma vaga só, mas é um candidato.

Ontem quando foi anunciado o nome dele houve quem dissesse que era balão de ensaio. Não vejo isso. É candidato para ficar na chapa do PL, Jorginho governador e Seif senador. Falta a vaga do vice, que pode ser o Daniel Freitas, o Kennedy Nunes, mas essa vaga será definida lá na frente.

 

Por Adelor Lessa 07/04/2022 - 07:26 Atualizado em 07/04/2022 - 08:06

A encrenca de agora em Urussanga é que a mulher do prefeito afastado quer continuar primeira-dama, com os direitos de primeira-dama. Não abre mão disso. Tem função na gestão de Urussanga que, por lei, deve ser cumprida pela primeira-dama. Mas, a mulher do atual prefeito não consegue assumir tais funções, porque a mulher do prefeito afastado não abre mão disso.

Por óbvio, prefeito afastado, primeira-dama também deixa de ser primeira-dama. Se fizer questão do título, pode ser tratada como primeira-dama afastada, mas sem as atribuições.

Ouça o editorial de Adelor Lessa na íntegra:

 

Por Adelor Lessa 06/04/2022 - 18:44 Atualizado em 06/04/2022 - 19:01

Havia a possibilidade da candidatura do deputado federal criciumense Daniel Freitas para senador. Ele foi o segundo deputado federal mais votado em 2018, fez mais de 140 mil votos, só ficou atrás do Hélio Costa. Ele foi vereador em Criciúma, presidente da FME e exerceu outras atividades. A vice-governadora Daniela Reinehr também se colocou à disposição. Também estava nas cotações o deputado estadual Kennedy Nunes, do PTB, deputado em quarto mandato, é de Joinville e vai concorrer a senador. O arco bolsonarista tinha essas três alternativas como candidaturas ao Senado.

O senador Jorginho Mello e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foram ao presidente Jair Bolsonaro para definir o nome do candidato. Ele tirou do bolso o nome de um amigo, o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif. Ele é carioca radicado em Itajaí, se em Itajaí perguntarem, ele é desconhecido, ainda mais em Itajaí. Bolsonaro definiu. Seif foi anunciado como candidato do PL a senador por Santa Catarina, é o candidato ao Senado na chapa de Jorginho Mello simplesmente por ser amigo de Bolsonaro. Para Santa Catarina é o tratamento mais adequado? O Estado merece um tratamento mais respeitoso, alguém que represente efetivamente os principais segmentos da sociedade, organizações comunitárias, entidades representativas. O Jorge Seif, que pode ser uma boa pessoa, inteligente, qualificado, mas não é conhecido. Quem é Jorge Seif? Foi vereador? Não. O Luciano Hang também não, mas o Luciano Hang é um empreendedor vencedor, conhecido em todo o estado. Tem história. Mas o Jorge Seif?

Bom, quem deve ter gostado é o ex-deputado Jorge Boeira que está se encaminhando para ser candidato ao Senado. E o que se coloca é que ele seja o único candidato do Sul na majoritária. E quem deve estar gostando é Raimundo Colombo, que busca candidatura a governador mas pode concorrer ao Senado. Estes podem ter aplaudido a decisão do presidente Bolsonaro. Mas esse negócio de tirar um nome do bolso e colocar por dizer que é o que quer, isso é mais antigo que guardar pinguim em cima da gelaidera.

Em Içara, problema com a Casan

Uma informação preocupante envolvendo o Governo do Estado na região. A prefeita Dalvania Cardoso, em Içara, está com posição firme em relação à Casan. Está admitindo a possibilidade de romper o contrato. Nesse caso, o Samae de Içara voltaria a assumir o serviço. Há um não cumprimento de contrato, a Casan pediu aditivo e a prefeita disse que só assinará se contrapartidas forem assumidas. Se não, avançará para o distrato, que está sendo analisado pela assessoria jurídica da prefeitura de Içara.

Ouça o comentário no podcast:

 

Por Adelor Lessa 06/04/2022 - 16:01 Atualizado em 07/04/2022 - 07:50

O ex-deputado Jorge Boeira, agora filiado no PDT, se reuniu ontem, em Florianópolis, com o ex-deputado Décio Lima, presidente estadual do PT.

Trataram das articulações em curso para montagem da Frente Democrática (ou Frente de Esquerda) para disputar a eleição em Santa Catarina.

Décio é candidato a governador e Boeira pode ser candidato a vice ou senado.

Se Décio for candidato a governador, Boeira deve ser vice.

Se o candidato da Frente a governador for o senador Dário Berger, PSB, o PT deve indicar o vice e Boeira candidato ao senado.

Na reunião de ontem ficou evidente a sintonia entre Décio e Boeira (foto).

Lei sancionada

Em Criciúma, o prefeito Clesio Salvaro, PSDB, definitivamente fora da eleição deste ano, sancionou ontem lei que dá mais garantias aos clientes das agências bancárias da cidade.

Projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, iniciativa do vereador Nicola Martins, PSDB.

Em síntese, a nova lei dá garantias aos clientes em relação ao tempo de permanência na fila, esteja dentro ou fora da agencia.

Campanha longe de casa 

O ex prefeito Márcio Búrigo, PL, em campanha para deputado estadual, cumpriu agenda em 7 municípios da região Serrana.

Ontem, esteve no meio oeste.

A projeção da coordenação de Márcio é de ter campanha em 200 municipios do estado.

Na foto, a reunião em Abelardo Luz.

 

Por Adelor Lessa 06/04/2022 - 07:24 Atualizado em 06/04/2022 - 07:25

O Governo do Estado Catarinense já repassou R$ 106 milhões para obras em rodovias federais no estado. No seu projetado, vai investir R$ 465 milhões nas rodovias federais. Quase meio bilhão. É o Governo do Estado botando dinheiro em obras nas rodovias federais do estado.

Duas anotações: primeira, as obras em rodovias federais no estado não estão andando por recursos do Governo Federal. Segunda, o Governo do Estado está repassando quase meio bilhão em obras em rodovias que são responsabilidade do Governo Federal.

Ouça o editorial de Adelor Lessa na íntegra:

Por Adelor Lessa 06/04/2022 - 06:29 Atualizado em 06/04/2022 - 17:52

O senador Jorginho Mello, candidato a governador e presidente estadual do PL, foi comunicado agora a tarde pelo presidente Jair Bolsonaro que o candidato do PL ao senado em Santa Catarina será o empresário Jorge Seif, secretário nacional da pesca, praticamente desconhecido no estado.

Seif é amigo pessoal do Presidente e foi sceretário nacional da pesca até sexta-feira. Não tem nenhuma outra experiência política.

Jorginho ouviu, e acatou. Será o seu "companheiro" de chapa na eleição majoritária de outubro.

Bolsonaro, Jorginho e o PL tinham outras duas alternativas. O deputado federal Daniel Freitas, segundo mais votado entre todos os federais eleitos no estado em 2018, com mais dde 140 mil votos,  e a vice-governadora Daniela Reinehr.

Além deles, no ambiente "bolsonarista", tinha o deputado estadual Kennedy Nunes, de Joinville, cumprindo o quarto mandato na Assembléia Legislativa, presidente estadual do PTB, que também havia se apresentado para compor a chapa como candidato ao Senado.

Jorginho Mello, Bolsonaro e Jorge Seif

Mas, o Presidente Bolsonaro descartou os politicos, fez uma opção pela sua relação pessoal e comunicou ao senador Jorginho.

Por Adelor Lessa 05/04/2022 - 18:20 Atualizado em 06/04/2022 - 06:25

Dirigentes estaduais de PSDB, PSD e PP se reuniram hoje em Florianópolis para retomada das conversações sobre a possibilidade de aliança para a eleição de outubro.

O fato novo é que o deputado Silvio Dreveck, presidente estadual do PP, anunciou na reunião que o senador Esperidião Amin é o candidato do partido ao governo.

Mas, foi uma conversa apenas para manter a relação, sem nada definido, nem encaminhado. Apenas o compromisso que voltarão a se encontrar antes de qualquer decisão. 

O prefeito Clésio Salvaro não participou, mas fez conversas anteriores colocando o nome da deputada federal Geovânia de Sá como altarenativa de candidata a vice-governadora.

Geovânia tem dito que está em campanha para reeleição, que se preparou para isso, mas vai seguir o que o partido decidir.

Participaram da reunião, Raimundo Colombo e Milton Hobbus (PSD),  Silvio Dreveck (PP) e Dalirio Bebber (PSDB). 

Depois da reunião, o ex-governador Colombo se encontrou com o ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro (União Brasil).

Palhaço no jogo

O palhaço Biriba se filiou no MDB para encaminhar candidatura a deputado estadual.

Biriba já falou com o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, e pretende ser o representante estadual da categoria de artistas, especialmente de circo.

Abaixo, o comentário na íntegra que fiz no Ponto Final na Rádio Som Maior.

 

Por Adelor Lessa 05/04/2022 - 07:21 Atualizado em 05/04/2022 - 07:21

Por que o Governo do Estado resiste tanto em liberar a redução do ICMS, mesmo que seja por um tempo determinado, para produtos comercializados em bares e restaurantes? Por quê? A redução não vai afetar as contas do Governo, não vai alterar nada.

Do lado de cá do balcão, a redução do ICMS para esses produtos vai aliviar a vida dos donos de bares e restaurantes, que foram os que mais sofreram com a pandemia.

Ouça o editorial na íntegra:

Por Adelor Lessa 04/04/2022 - 18:42 Atualizado em 04/04/2022 - 18:45

Hoje, Criciúma e região já têm 24 candidatos a deputado estadual. Não incluimos Amesc nem Amurel. Falamos só de Criciúma e o seu entorno.

Vamos aos nomes. No PP tem Julio Kaminski, Fernando Crozetta (de Orleans) e Sargento Valcir (de Siderópolis). No PSDB, Acélio Casagrande, Doia Guglielmi, Giovana Galatto e Aroldo Frigo Jr. No MDB, Dr Anibal, Rodrigo Ganso, Paulo Ferrarezi, Juninho Venturini e Karen Moura, de Urussanga. No PSD, Julio Garcia e Ricardo Fabris. No PSB, Fábio Brezola. No PDT, Rodrigo Minotto. No União Brasil, Márcio Búrigo. No PL, Jessé Lopes. No Podemos, Camila do Nascimento. No PT, Júlio Bitencourt e Célio Elias. No Avante, Obadias Benones. No Novo, Débora Pierini, Stevan Arcari e André Casagrande.

Feita a conta com a lista acima, já são 24 candidatos. No PP, dos três listados podem ficar dois. No PSDB, dos quatro devem ficar três. No MDB, dos quatro listados, deve ficar um, ou talvez dois. Nisso, podem ficar uns 20 candidatos. E levar em conta que José Milton Scheffer, por exemplo, é da Amesc mas pega muito voto aqui pelo PP. Pepe Collaço, de Tubarão, é do mesmo partido e tem fatia importante por aqui. Não estamos contando eles, só os de domicílio eleitoral aqui.

É muito candidato. A continuar assim, a região vai diminuir a sua representatividade na Alesc. E isso não interessa à cidade. O que interessa à cidade é manter a sua representatividade. Ter bancada é importante para garantir obras, liberações, recursos, verbas, com a força da bancada do Sul.

É preciso que as entidades e forças vivas da região se debrucem sobre isso. É muito candidato pela região. Isso vai pulverizar votos.

Mudança na Câmara

O suplente de vereador Toninho da Figueira (PSDB) assumiu na tarde desta segunda-feira (4) uma cadeira na Câmara de Criciúma, na vaga do titular Arleu da Silveira (PSDB) que passa a conduzir a Secretaria de Saúde. Depois de Toninho, haverá rodízio entre outros, chegando até o sexto suplente do PSDB. Os primeiros suplentes tucanos, Tita Beloli e Neto Uggioni, estão no governo Salvaro também, e optaram por se manter no Executivo.

Sobre o PSDB ainda, a deputada federal criciumense Geovania de Sá está cotada para ser candidata a vice-governadora em uma chapa encabeçada pelo PP, com Esperidião Amin, e com o ex-governador Raimundo Colombo para senador. Se isso ocorrer, Acélio Casagrande poderá passar a candidato a deputado federal e o vereador Nícola Martins para deputado estadual. É uma possibilidade.

Ouça o comentário que foi ao ar no Ponto Final, na Som Maior, no podcast:

 

Por Adelor Lessa 04/04/2022 - 07:04 Atualizado em 04/04/2022 - 07:16

Nesta semana deveremos ter a liberação das licenças para obras da última etapa do Anel Viário em Criciúma, entre a Vila Zuleima e a Avenida Luiz Lazzarin. Deverá ser uma das boas notícias para Criciúma e região. Projeção foi feita para liberação nesta semana pelo vereador Miguel Pierini, que está mergulhado no assunto.

Como falta só a licença, é possível projetar o início da obra para a segunda quinzena de abril. A licitação já foi feita, a Setep vai fazer a obra, 12 meses de obra, deve terminar em abril de 2023. Se não tiver surpresa, vai sair.

Estamos falando do último trecho de uma obra que começou a ser encaminhada há 20 anos. A terceira etapa começou em 2013 e foi inaugurada em 2017. Agora vai para a quarta etapa.

O Anel Viário de Criciúma foi tratado nos anos 90 e começou a ser construído em 1998. Estamos falando de 20 anos e agora vai começar a última etapa, 25 anos depois, se der tudo certo. Um quarto de século para fazer a obra. Isso explica o fato de o Anel já não atender a demanda em todos os trechos. Ali na Linha Batista, por exemplo, tranca tudo. O Anel já não atende toda a demanda. Também em outros trechos, próximo do quartel e assim por diante.

A mostrar que é preciso tratar de novo de uma outra solução, de uma nova solução para a circulação de veículos, especialmente caminhões no entorno de Criciúma. Não podemos esperar mais um quarto de século. É preciso avaliar um novo Anel Viário para Criciúma, ou então começar a duplicar o Anel que está aí.

O Anel que está aí demorou tanto para ser feito que já não dá mais para fazer todo o Anel, uma parte da área a ocupação urbana inviabilizou, depois da entrada do Rio Maina, não foi reservado, foram construindo casas, a cidade foi crescendo, novas ruas foram abertas, não dá mais para fazer. Ele vai até o Rio Maina e recomeça perto da Unesc. E o Anel foi dividido em quatro etapas, desde 1998 está sendo construído.

Um novo Anel Viário para Criciúma, ou duplicar o que está aí, precisa ser tratado o quanto antes, para não travar o desenvolvimento da região.

Ouça o editorial de Adelor Lessa na íntegra:

Por Adelor Lessa 01/04/2022 - 19:02 Atualizado em 01/04/2022 - 19:27

O vereador Juninho Venturini, MDB, pediu exoneração da Secretaria de Turismo do Balneário Rincão no fim da tarde desta sexta-feira (1) para tentar se viabilizar como candidato a deputado estadual na vaga aberta com a desistência do ex-governador Eduardo Moreira.

Juninho já havia se colocado à disposição do partido em contato com o ex-deputado Ronaldo Benedet, coordenador regional.

Ontem e hoje, tratou do assunto com o prefeito Jairo Custódio, MDB, que apoiou a sua pretensão.

Com Juninho no páreo, o MDB tem quatro pré-candidatos a deputado na vaga aberta com a desistência de Eduardo.

Antes dele, já haviam se apresentado o vereador Paulo Ferrarezi, o médico Anibal Dário e o advogado Rodrigo Ganso.

Abaixo, cópia do pedido de demissão do vereador Juninho entregue ao Prefeito Jairo Custódio.

 

 

 

Por Adelor Lessa 01/04/2022 - 18:43 Atualizado em 01/04/2022 - 18:49

O vereador Arleu da Silveira foi empossado no comando da Secretaria de Saúde. Sai Acélio com um jeito de fazer, entra Arleu com outro jeito. Arleu já foi secretário de Governo, homem de absoluta confiança do prefeito Salvaro, já presidiu as fundações de Cultura e Esportes, e ocupou outras funções fora da prefeitura. Ele tem uma carreira política longa e vai cumprir agora o papel de secretário de Saúde.

Arleu está nesse jogo também por ser um dos nomes à sucessão do prefeito Salvaro em 2024. Ele terá uma maior visibilidade e estará no jogo. Na Câmara, assumirá o suplente Toninho da Figueira, e os seis primeiros suplentes terão três meses cada um. Assim, eles estarão envolvidos e engajados nas campanhas de Acélio Casagrande a deputado estadual e Geovania de Sá a deputada federal.

No MDB, Antídio Lunelli renuncia à prefeitura de Jaraguá do Sul neste sábado. Do Sul irá uma caravana coordenada pelo ex-deputado Ronaldo Benedet. Será um evento estadual. Antídio ainda trabalha para fechar o MDB em torno dele. Há deputados e prefeitos que querem o MDB na campanha do governador Carlos Moisés. O desafio de Antídio agora é mostrar que tem viabilidade. Ele mostrou que não estava para brincadeira, está renunciando à prefeitura. De todos os prefeitos que ensaiaram renúncia, só o Antídio e o Gean Loureiro efetivamente renunciaram.

Gean Loureiro disse nesta sexta na Som Maior que seu parceiro preferencial para outubro, se conseguir ser candidato a governador, é o PSD do ex-governador Raimundo Colombo. Um grupo majoritário do PSD tem relação próxima com o ex-prefeito Gean.

Jorge Boeira está filiado ao PDT. Boeira é candidato na majoritária. Agora ele entra efetivamente na articulação, junto com Rodrigo Minotto e Manoel Dias, para montar a chapa da Frente Democrática. Provavelmente estarão na chapa Boeira, Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB). Boeira simpatiza com a ideia de concorrer ao Senado, mas ele pode ser vice também, desde que o candidato a governador seja Décio Lima. Se Dário concorrer a governador, o PT pode indicar o vice com Boeira para senador.

Sábado na Som Maior

Rodrigo Fontanella, da Alumasa de Urussanga, é o destaque deste sábado no Nomes & Marcas, às 11h30min. Antes, às 10h, tem Cidades do Sul Especial direto de Araranguá, para assinalar o aniversário da cidade que será comemorado na segunda-feira.

Ouça o comentário desta sexta-feira no podcast do Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 01/04/2022 - 09:18 Atualizado em 01/04/2022 - 10:45

O ex-deputado federal Jorge Boeira assinou sua entrada no PDT.

Filiação foi feita durante reunião com o deputado Rodrigo Minotto e o presidente da executiva estadual, Manoel Dias.

Era a última dúvida que restava no ambiente político do estado nesta fase preparatória para a eleição de outubro.

Jorge Boeira entrou no PDT para ser candidato na chapa majoritária.

A tendência é que seja candidato a vice-governador ou senador. Em principio, na chapa da Frente de esquerda.

Se Décio Lima, PT, for o candidato a governador da Frente, Boeira deve ser o vice.

Se o candidato a governador for o senador Dário Berger, PSB, o PT deve indicar o vice, e Boeira mapeado para senador.

Boeira foi deputado federal quatro vezes.

 

 

vinicius nao vai 

 

Por Adelor Lessa 01/04/2022 - 07:05 Atualizado em 01/04/2022 - 07:12

Uma cidade da região, aqui, por perto, está trazendo de fora uma indústria com faturamento de R$ 1 bilhão. Daqui a alguns dias os dados virão à tona. O importante é o fato gerado. Uma indústria que sai do centro do país e vem pra cá. Foram criadas condições para isso. Políticas públicas criadas, com diferenciais e vantagens. Aqui foi oferecido o que não é oferecido ali, acolá. Ninguém sai de lá e vem por nada. Ah, por ter estrada com asfalto. Lá tem. O que pode atrair uma indústria de lá para cá? Os diferenciais. A mostrar que é possível. Nada é fácil, mas é possível.

Municípios daqui podem sim atrair grandes e novos negócios, mas o município tem que se tornar atraente. Indústria nova traz dinheiro novo, calibra o PIB e a capacidade de compra de quem vive na cidade. Indústria cria empregos novos, movimenta a economia. Criciúma esteve na quarta posição no rateio de ICMS pelas indústrias. Lá na década de 70. Criciúma era importante polo industrial. As empresas que estão hoje em Criciúma estão, via de regra, bem atendidas, tem a Casa do Empreendedor, o tempo para abrir empresa nova diminuiu, o prazo de licença encurtou, tudo certo. Mas isso é manutenção do que está aí, não avança, mantem.

A cidade está virada num canteiro de obras, importante, grandes obras. Há um volume histórico de investimentos sendo feito, importante, vai melhorar a mobilidade para quem vive e trabalha aqui. De novo, é tratar da manutenção do que tem aqui. Mas tem que ir além, avançar. Criciúma já foi a quarta economia, hoje se aproxima do décimo lugar. Criciúma está em décimo lugar na geração de empregos em Santa Catarina. Criciúma está, na geração de empregos, atrás de Fraiburgo, Itapema e Palhoça.

Continuando, para dar a volta e estar lá entre os cinco, entre os seis, é preciso criar condições para atrair indústrias novas, que traz dinheiro novo para comércio, compra de veículos, apartamentos, alimentos, compras em geral. E vai criar e atrair empregos.

Ouça o editorial na íntegra:

Por Adelor Lessa 01/04/2022 - 05:35 Atualizado em 01/04/2022 - 08:22

Foi um sucesso o encontro regional da Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio), realizado ontem à noite, em Nova Veneza.

Mais de 120 proprietários, gestores e operadores de rádios do sul catarinense participaram do encontro, que foi comandado pelo presidente da Acaert, Silvano Silva.

Foi feito um relatório detalhado das ações encaminhadas pela associação, especialmente as campanhas feitas durante o período da pandemia, para orientar e esclarecer.

Foram apresentados mais dados da pesquisa contratada pela Acaert, e realizada em todo o estado, que confirmaram o crescimento da audiência do veículo rádio, confirmando uma tendência no país.

O encontro de ontem foi último dos encontros regionais realizdos pela Acaert e foi o maior de todos no número de participantes.

 

Por Adelor Lessa 31/03/2022 - 19:09 Atualizado em 31/03/2022 - 19:33

O deputado federal Daniel Freitas reúne-se com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em Brasília. Valdemar levará Daniel ou o assunto ao presidente Jair Bolsonaro para tratar da possível candidatura do deputado criciumense a senador. Mas Daniel ponderou que só concorrerá se tiver o apoio de Bolsonaro e do pré-candidato Jorginho Mello ao Governo do Estado. Tudo indica que terá o aval, e deverá ser o candidato bolsonarista a senador pelo PL catarinense.

É uma consequência da desistência do empresário Luciano Hang. E está muito propício para Daniel. O deputado Kennedy Nunes vinha tentando esse espaço, não conseguiu consolidar ainda. Ele é filiado ao PTB.

E o quadro nacional está sujeito a alterações. O dia foi intenso, e a noite também será, com o vai e vem de João Doria, que primeiro desistiu, depois desistiu de desistir, renunciou ao Governo de São Paulo e se mantém pré-candidato a presidente.

Por aqui, tivemos a confirmação da candidatura de Julio Kaminski a deputado estadual. No MDB, o secretário de Turismo de Balneário Rincão, Juninho Venturini, está disposto a concorrer a estadual. Acélio Casagrande deixa a Secretaria de Saúde nesta sexta-feira, e assume Arleu da Silveira.

Confira os assuntos no comentário do Ponto Final, na Som Maior:

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito