Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 17/08/2018 - 06:50

Um plano de desenvolvimento regional está entre as prioridades elencadas pela ACIC e CDL e faz parte da campanha Do Sul pelo Sul, apresentada ontem, e que quer conscientizar a população sobre a importância do voto regional. Os primeiros passos já foram dados e reuniões para apresentação ao Governo do Estado iniciaram, uma das possibilidades é que a SCPar, que administra o Porto de Imbituba, possa entrar nessa parceria, já que o crescimento da região interessa ao porto. Esse plano é fundamental para que a região construa um futuro de desenvolvimento embasado, que encontre um caminho e que não precise mais exportar mão de obra qualificada, mas que possa acolher esses profissionais aqui. A Inovação parece ser a grande alternativa, mas para isso é preciso que não só as entidades privadas entrem na causa, é preciso que os agentes políticos comprem essa briga para si e que cobrem que o próximo governador de Santa Catarina esteja realmente comprometido com o Sul do Estado.
Está aí a importância da campanha lançada pela ACIC e CDL. Os candidatos serão chamados, as pautas apresentadas e as cobranças serão feitas no próximo ano.
Além do plano de desenvolvimento regional com metodologia de implantação, serão cobrados a estadualização do Hospital Materno Infantil Santa Catarina; construção do Centro de Inovação de Criciúma, implantação de uma política de apoio à atração de novas empresas; criação da Região Metropolitana Carbonífera; fixação da barragem do Rio Araranguá; integração do sistema modal: ferrovias, rodovias e marítimo; conclusão e duplicação do Anel de Contorno Viário de Criciúma; ampliação de rotas internacionais no Porto de Imbituba; revitalização das rodovias Jorge Lacerda e Luiz Rosso;
Todas as áreas são essenciais, mas somente com desenvolvimento é que se pode melhorar a saúde, a educação e a infraestrutura, é que se pode gerar emprego e melhorar a qualidade de vida. Tudo parte deste princípio.

No início

Diomício Vidal, vice-presidente da Fiesc para o Sul do Estado, presente no encontro de lançamento da campanha Do Sul para o Sul, lembrou que a ACIC já cumpriu importante papel na industrialização de Criciúma. Quando em 1975 se percebeu que o setor carbonífero poderia entrar em crise, se realizou uma reunião, na antiga sede, e teve o início do investimento no setor plástico com Jorge Zanatta.

Pelo Sul

A campanha começou e os candidatos foram para as ruas. O candidato ao Governo Gelson Merisio (PSD), a vice João Paulo Kleinübing (DEM) e ao Senado Raimundo Colombo (PSD) e Esperidião Amin (PP) seguiram pelo Sul do Estado, estiveram em Braço do Norte (foto), e depois, subiram a serra em direção a Urubici e São Joaquim.

Florianópolis

O time do candidato do PSOL ao cargo de governador, Leonel Camasão, escolheu o Ticen, em Florianópolis, para realizar panfletagem (foto). Os candidatos ao Senado, Pedro Cabral e Antônio também participaram.

Norte e Oeste

O candidato ao Governo Mauro Mariani (MDB) e ao Senado Paulo Bauer (PSDB) iniciaram a campanha por Joinville (foto). No início da manhã, o candidato a vice Napoleão Bernardes (PSDB) acompanhou uma visita ao prefeito da cidade, Udo Döehler (MDB). Já Jorginho Mello (PR), candidato ao Senado, esteve em Joaçaba, sua base eleitoral.

Na Fecesc

A campanha de Décio Lima (PT) ao Governo do Estado iniciou com encontro na Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecesc), em Florianópolis. Ele estava acompanhado dos candidatos ao Senado, Ideli Salvatti e Lédio Rosa.  

Evandro Scaini 

Após a negativa do PSD estadual em registrar a candidatura de Evandro Scaini, ex-prefeito de Balneário Arroio do Silva, o ato foi oficializado pelo presidente do Diretório de Araranguá Professor Tainha e pelo vice-presidente do Diretório do PSD de Arroio do Silva, Sérgio Panatta. O registro foi feito ontem e já consta no site oficial de divulgação de candidaturas.

Interina: Francieli Oliveira

Por Adelor Lessa 15/08/2018 - 19:40 Atualizado em 15/08/2018 - 19:46

Dos 761 pedidos de registro de candidatura realizados até esta quarta-feira, 9 foram para o Governo do Estado e 14 para o Senado. Em breve, os nomes de todos os concorrentes estarão disponíveis no Sistema de Divulgação de Candidaturas do TSE.

Foram 9 pedidos para o cargo de governador, 9 para vice-governador, 14 para senador - mais 28 suplentes; 241 requisições para deputado federal; e 460 para deputado estadual.

Agora, para se transformarem em registros definitivos, os pedidos devem ser julgados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que confirmará se todos os pré-requisitos para a candidatura foram preenchidos. Os juízes têm até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos.

A partir do dia 16 de agosto a propaganda eleitoral passa a ser permitida, desde que siga as normas previstas na Legislação Eleitoral. Para orientar candidatos, partidos, advogados eleitorais, imprensa e público em geral, o TRE-SC produziu um Manual de Propaganda Eleitoral e uma cartilha que tratam do tema de forma simplificada.

Julgamento dos registros de candidatos
 
Publicados os editais de registro de candidaturas, passa a correr o prazo de 5 dias para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público impugnar os pedidos de registro apresentados (Lei Complementar nº 64/1990, art. 3º). A análise dos pedidos inclui todas as condições de elegibilidade, as causas de inelegibilidade e outros requisitos para o registro. Após isso, os juízes julgarão se os candidatos estão ou não aptos a concorrer.
 
Ainda há a possibilidade de os partidos pedirem a substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais até o dia 17 de setembro, exceto em caso de falecimento, situação em que poderá ser efetivada após esta data - observado, em qualquer situação, o prazo de até dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.
 
Candidatos ao Governo (ordem alfabética)

Ângelo Castro – PCO 
Vice: Flávio Ferreira Amaral

Camasão - PSOL/PCB (Um caminho pra gente) 
Vice: Carol Bellaguarda

Comandante Moisés - PSL 
Vice: Daniela Reinehr

Décio Lima – PT
Vice: Kiko

Gelson Merísio - PSD / PRB / PDT / PSB / PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/ PSC / PC do B / PHS / PP / DEM / PRP / PPL / PV (Aqui é trabalho) 
Vice: João Paulo Kleinubing

Ingrid Assis – PSTU
Vice: Professor Ederson

Jesse Pereira - PMN/PATRI (Santa Catarina em Primeiro Lugar) 
Vice: Dr. Danny Cesar

Mauro Mariani - MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais) 
Vice: Napoleão Bernardes

Portanova – REDE
Vice: Regina Santos

Candidatos ao Senado

Andreá Luciano Carvalho - PCO

Diego Mezzogiorno - REDE

Esperidião Amin - PSD/PRB/PDT/PSB/PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/PSC/PC do B/PHS/PP/ DEM/PRP/PPL/PV (Aqui é trabalho)

Ideli Salvatti – PT

Jorginho Mello - MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais)

Lédio Rosa – PT

Lucas Esmeraldino - PSL

Miriam Prochnow - REDE

Paulo Bauer - MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais)

Professor Antonio - PSOL/PCB (Um caminho pra gente)

Professor Pedro Cabral - PSOL/PCB (Um caminho pra gente)

Raimundo Colombo - PSD/PRB/PDT/PSB/PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/PSC/PC do B/PHS/PP/ DEM/PRP/PPL/PV (Aqui é trabalho)

Ricardo Lautert - PSTU

Roberto Luiz Salum - PMN/PATRI (Santa Catarina em primeiro lugar)

(Redação / A Tribuna - com informações do Tribunal Regional Eleitoral / TRE-SC)

Por Adelor Lessa 14/08/2018 - 06:55

O nome de Leodegar Tiscoski voltou com força para ser o representante do Partido Progressista do Sul do Estado na disputa por uma vaga à Câmara Federal. Ontem, ficou muito bem encaminhado, mas a resposta final será confirmada hoje. Leodegar passou boa parte do dia no diretório do PP, em Florianópolis, disse que ainda precisava conversar com lideranças do Sul, que é um desafio que não pode embarcar sozinho e que quem irá definir pela sua participação são as lideranças do Sul do Estado.

A principal liderança envolvida nesse processo é o deputado federal Jorge Boeira. A vaga se abriu desde que ele desistiu de disputar a reeleição e é fundamental no processo de transição. Só para lembrar, Boeira fez mais de 123 mil votos em 2014.

Leodegar Tiscoski tem domicílio eleitoral em Sombrio e já foi deputado federal pelo PP.

O nome de Tiscoski foi cogitado logo em seguida à desistência de Boeira, mas ganhou força mesmo, ontem, após a desistência da empresária Âgela Ghislandi, de Nova Veneza. Sua candidatura, que parecia quase certa. não prosperou no fim de semana e na segunda-feira veio a desistência oficial por meio de uma nota.

Desde que Boeira desistiu, o PP procura um representante do Sul do Estado. O ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo chegou a cogitar a participação, mas também recuou.

A nota

Ângela Ghislandi distribuiu uma nota sobre sua decisão. Como nunca concorreu a nenhum pleito eleitoral, ela vinha sendo tratada como renovação, uma cara nova no processo em momento que o eleitor procura por opções. Confira a nota: “Primeiramente gostaria de agradecer o apoio e as palavras de confiança que tenho recebido nestes últimos dias. Nos faz ver o quanto as pessoas estão ansiosas e esperançosas por algo novo, diferente e do bem. Mas pra um passo grande como o que me foi proposto, era preciso que tudo estivesse em total sintonia, o apoio mútuo de todas as partes envolvidas precisaria ser total. Isso tudo me faz repensar se realmente vale a pena um futuro na política. Fica meu agradecimento a todos pelas palavras de apoio”. 

Arrancada no Sul

Criciúma recebe amanhã, no Centro de Eventos Germano Rigo, às 19h, o primeiro encontro macrorregional “Aqui é Trabalho”. O evento, que também será realizado nas outras regiões de Santa Catarina, vai reunir todos os partidos da aliança do candidato ao governo Gelson Merisio (PSD). Estarão presentes o vice da chapa, João Paulo Kleinubing (DEM), o deputado federal Esperidião Amin (PP) e o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), candidatos ao Senado na coligação. Os deputados do Sul também marcarão presença. No sábado, antes do debate realizado pela Som Maior, Merisio foi recebido pelos apoiadores aqui da região.

Repercutiu

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, reagiu às citações de Gelson Merisio no debate realizado pela Som Maior a respeito da posição de Mauro Mariani perante do governo Temer e a sua nomeação para o Ministério do Turismo. Vinicius Lummertz foi assertivo: “Mauro Mariani é um homem preparado para o desafio de governar Santa Catarina, como sonhava Luiz Henrique. Merisio mostra que, claramente, ainda não está preparado”.

Apoio

O ex-vereador Izio Inácio Hulk, que apoiaria Jorge Boeira (PP), declarou apoio a Daniel Freitas (PSL), que deixou o PP justamente pela falta de oportunidade para concorrer na eleição deste ano e fará parte da equipe de coordenação em Criciúma. Já para estadual, o apoio de Hulk será para a candidata do PDT, ex-prefeita de Bombinhas, Paulinha. Quem também se junta ao time de Paulinha é Ricardo Strauss, ex-vereador pelo PDT e PP.

Compromisso

As entidades de hospitais filantrópicos realizaram encontro com os candidatos ao Governo do Estado com a intenção de apresentar as principais pautas. O senador Dário Berger representou o candidato do MDB, Mauro Mariani (foto). Candidatos ao Senado pela coligação Santa Catarina Quer Mais, o deputado federal Jorginho Mello (PR) e o senador Paulo Bauer (PSDB), também compareceram ao encontro.

Interina: Francieli Oliveira

Por Adelor Lessa 19/04/2018 - 15:53 Atualizado em 19/04/2018 - 16:00

Terminou agora em Florianópolis a reunião da direção estadual do PSDB que fez o lançamento da candidatura do senador Paulo Bauer ao governo do estado. Dezenas de prefeitos do partido participaram, como Clésio Salvaro, de Criciúma, e Rogério Frigo, de Nova Veneza.

Estavam também todos os deputados e membros da executiva. Não foi feito lançamento de nenhum outro nome para a chapa majoritária. Espaços ficam abertos para negociações com outros partidos. Na reunião foi apresentado um vídeo do ex-governador e candidato à presidente Geraldo Alckmin manifestando apoio à candidatura de Paulo Bauer. Abaixo, o vídeo.

 

Por Adelor Lessa 13/12/2017 - 14:14 Atualizado em 13/12/2017 - 15:36

Pode até passar na Assembleia, como previsto, o projeto de lei que dará o nome de  Via Veneto à Via Rápida. Mas, não será um processo tranquilo. Hoje não passa mais.

E neste momento, projeto não passa.

Deputado Ricardo Guidi é relator da matéria, está com o projeto em gabinete e já comunicou que é contra.

Guidi quer que seja mantido nome de Aristides Bolan, encaminhado pelo seu pai, Altair Guidi, quando era deputado, em projeto aprovado na Assembleia.

 

 

Tags: Via Rápida

Por Adelor Lessa 01/10/2017 - 12:30

Governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, e a advogada Nicole Torret Rocha, comemoraram casamento com festa reservada a amigos, familiares e autoridades políticas mais próximas, no sábado ànoite, em Florianópolis. 

Os convidados foram recepcionados, no Hotel Majestic, onde também participaram de uma celebração rápida, mas muito bonita, que marcou a união do casal.

Entre os convidados, o governador Geraldo Alckimin, de São Paulo, e companheiro de turma de Eduardo na faculdade de medicina em Minas Gerais. 

 

Por Adelor Lessa 25/09/2017 - 15:55 Atualizado em 25/09/2017 - 15:57

A executiva do Partido Progressista (PP) de Criciúma, presidida pelo ex-vereador Itamar da Silva, se reuniu hoje com a bancada do partido na Câmara, formada pelos vereadores Daniel Freitas e Miri Dagostim, e decidiu fechar questão a respeito do projeto do vereador Ademir Honorato (PMDB) que será votado hoje na Câmara.

O projeto estabelece que vereador, para assumir cargo na Prefeitura de Criciúma, terá que renunciar do mandato. Não basta licença, como é até hoje.

Daniel Freitas já havia se manifestado, na semana passada, a favor do projeto. Com o fechamento de questão, o fato novo é o voto do vereador Miri Dagostim, não havia declarado posição anteriormente. Com esse voto, já garante a aprovação do projeto, mas ainda tem a reunião desta tarde da bancada do PMDB. Se os quatro fecharem questão a favor do projeto, chega a 13 votos.

Por se tratar de uma alteração na Lei Orgânica do Município, são necessários 2/3 de votos favoráveis, que são 12 votos.

O primeiro efeito disso é que, se o projeto for efetivamente aprovado e promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Júlio Colombo, o vereador Arleu da Silveira terá que deixar a Secretaria de Governo e voltar à Câmara.

 

Por Adelor Lessa 11/09/2017 - 15:02 Atualizado em 11/09/2017 - 15:22

Incêndio pode acontecer em qualquer edificio.

Mas, o que aconteceu no centro cultural Jorge Zanatta foi muito mais que um incêndio.

Foi mais um fato, inserido num processo de longo abandono e desleixo em relação a um prédio historico.

Tratando por aí, o abandono é muito mais grave do que o incêndio.

Por sinal, Inexplicável o abandono!

Iara Gaidzinski foi a ultima autoridade pública a tentar recuperar o prédio.

Ela se empenhou para isso. Mas, foi tragada pela burocracia e a falta de vontade de quem tinha poder de decisão na gestão pública.

Henrique Packter, primeiro presidente da Fundação Cutural de Criciúma, que transformou o prédio em Centro Cultural, estaria esperando sentado até agora se dependesse de "ordem oficial" para fazer o que pretendia.

A quem perguntar, ele vai dizer que primeiro "invadiu" o prédio, passando a ocupar o seu lado "direito". Só depois foi a Brasíia e, aproveitando das suas relações pessoais, conseguiu liberar o prédio para uso do municipio.

Os gestores que comandaram Criciúma nos útlimos anos não tiveram interesse em recuperar, restaurar e  usar aquele prédio com o centro de cultura da cidade.

Não deram ao assunto a importância que ele merece.

E nem se preocuparam quando o prédio começou a cair aos pedaços. Nem quando começou a ser "hostel" de drogados e moradores de rua.

O incêndio foi apenas conseqüência de tudo isso!!  

 

Por Adelor Lessa 27/08/2017 - 11:46 Atualizado em 27/08/2017 - 12:07

Parece que foi ontem quando Altanir Gava e seus irmãos apresentaram o projeto de uma vinicola em Nova Veneza, a Vinicola Savóia.

Era um alto execuivo da Coca Cola, que aposentou, e resolveu voltar às raizes, terra onde nasceu, para realizar o projeto dos sonhos.

Muitas entrevistas, conversas e degustações orientadas foram feitas com ele.

Ele morava em Niterói, tinha casa em Petrópolis, mas depois que aposentou passava parte do ano em Nova Veneza. 

Em junho, na festa de Nova Veneza, fiz o programa ao vivo da praça da cidade, 7h, e ele estava lá. Empolgado pelo evento da noite anterior com a cantora de jazz e amiga de infância Semiramis Gorini. Comemorava aniversario de casamento.

Neste fim de semana, a trágica noticia. Altanir morreu, aos 76 anos, no estado do Rio de Janeiro , em decorrência de um acidente automobilistico. Amigos contam que ele ainda saiu do carro caminhando, mas teve uma convulsão, parada cardíaca, foi hospitalizado, mas não resisitu.  

Foi sepultado no sábado em Petropolis.

Uma perda para a cultura de Nova Veneza e região. 

 

 

Por Adelor Lessa 25/08/2017 - 16:43 Atualizado em 25/08/2017 - 16:43

O deputado João Paulo Kleinubing (PSD), coordenador do Forum Parlamentar Catarinense, anunciou agora a pouco, durante visita a radio Som Maior FM e portal 4oito (foto), que a bancada federal catarinense pediu hoje audiência com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, e direção do BNDES, para tratar do fechamento da unidade da JBS em Morro Grande, no sul catarinense.

A expectativa é que as audiências sejam na proxima semana.

Kleinubing diz que há duas preocupações com o assunto.

A primeira é com a situação de Morro Grande, que vive em torno da unidade da JBS. A idéia é tentar que o governo federal atue para que outra empresa passe a operar na "planta" da JBS em Morro Grande.

A segunda preocupação é pelo fato de a JBS ter no total 8 unidades de frango no estado. Se fechou uma, não vai fechar outra ou outras?

Todos os deputados federais e senadores deverão participar das audiências. Os prefeitos da região também serão chamados. 

(foto: Gabriel Bosa / A Tribuna)
Por Adelor Lessa 23/08/2017 - 16:24 Atualizado em 23/08/2017 - 16:29

Segue amanhã a série de entrevistas exclusivas com presidenciáveis no Programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior.

A entrevista já foi gravada e vai ao ar, na íntegra, às 7h30.

Eu anuncio o (a) quinto(a) entrevistado(a) hoje, no Ponto Final, às 18h.

 

Por Adelor Lessa 22/04/2025 - 16:32 Atualizado há 4 horas

O deputado federal Ricardo Guidi (PL) teve reuniu hoje, em Brasília, com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Os dois trataram principalmente da eleição de 2026 e Guidi "carimbou" sua candidatura a reeleição.

Guidi filiou no PL em 2024 para disputar a prefeitura de Criciúma. 

Na conversa com Valdemar, fizeram avaliações e projeções a respeito da eleição de 2026 no estado.

Por Adelor Lessa 09/04/2025 - 05:38 Atualizado em 09/04/2025 - 06:59

O governador Jorginho Mello (PL) determinou que a equipe técnica do governo, com apoio externo, se for preciso, avalie a proposta de um contorno para passagem pelo Morro dos Cavalos, como alternativa ao projeto dos túneis.

Se o projeto for viável técnicamente, e resolver o problema, o governador avalia ir ao Governo Federal propor uma parceria para construção do contorno, com divisão dos custos.

Não se trata ainda de decisão tomada, mas é uma intenção manifestada.

A proposta do contorno como solução para o Morro dos Cavalos foi levantada pelo deputado Vampiro, e protocolada no Ministério de Infraestrutura em outubro de 2024.

A obra dos túneis está avaliada hoje em torno de r$ 1,5 mvilhão. Um túnel, r$ 1 bilhão.

O contorno, de acordo com os técnicos que já estudaram a possibilidade, poderia ser construida com praticamente metade do custo de um túnel.

A idéia de parceia Governo do estado e Governo federal para solução no Morro dos Cavalos é o principal fato novo no assunto, e, se confirmada, uma importante demonstração de elevado espírito público.

Porque isso não tem partido, não é de direita e nem de esquerda. É do interesse de todos.

Abaixo, mais detalhes e outras informações a respeito:

 

 

 

. Bancada do sul vai a Lula

Por Adelor Lessa 02/04/2025 - 14:42 Atualizado em 03/04/2025 - 07:10

O Ministério Público, pelo promotor de justiça Marcus Vinicius de Faria Ribeiro, titular da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca, pediu por ofício à Prefeitura de Criciúma que detalhe os critérios técnicos considerados para definição das ruas incluídas no sistema de cobrança do estacionamento rotativo na ampliação aos bairros Pio Correia e Comerciário.  

Ontem, o diretor da diretoria de trânsito da Prefeitura, advogado Frank Bez Fontana, pediu à Procuradoria do Município que interceda junto ao Ministério Público para prorrogação do prazo estabelecido para encaminhamento das informações.

Justificou o diretor de trânsito que "a diretoria está em busca das informações solicitadas, e por esse motivo solicta a prorrogação".

Ainda não houve manifestação do Promotor a respeito.

 

 

 

Por Adelor Lessa 02/04/2025 - 05:30 Atualizado em 02/04/2025 - 07:00

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Rotativo e candidatos a deputado. Mas, há fatos novos gerados pelos dois assuntos.

Em relação ao rotativo, a empresa Gerestar, concessionária do sistema rotativo de Criciúma, porque venceu licitação, começou a apresentar aos colégios uma proposta de escala de horários e ruas para tolerância de tempo, sem cobrança.

É um movimento novo e uma primeira "concessão", atendendo pedido da comunidade.

Dou mais detalhes no comentários reproduzido abaixo, feito na rádio Som Maior.

Quanto aos deputados, é que a lista começa a "encorpar" dos possiveis candidatos a deputado federal por Criciúma.

A volta de Jorge Boeira ao jogo, a ida de Julio Garcia para federal e a intenção do MDB de ter um único candidato por Criciúma, podem ser tratados como novos ingredientes no processo.

Mais detalhes no comentário.

   

Por Adelor Lessa 28/03/2025 - 16:30 Atualizado em 28/03/2025 - 17:01

O motorista de aplicativo A. D. V., que estava detido desde a operação policial que resultou na morte da estudante de odontologia, Thamily Ereno, foi liberado agora à tarde.

Os seus advogados, Eduarda Viscardi e Jackson Leal, conseguiram na Justiça a revogação da prisão preventiva.

O motorista estava transportando o acusado de ser traficante, no momento em que a policial civil executou operação para cumprimento de mandados.

A estudante, namorada do acusado de ser traficante, estava no carro, foi atingida por um tiro na cabeça desferido pela policial que estava na operação e morreu dois dias depois.

A policia informou que o motorista deu ré no carro e se dirigiu contra os policiais, por isso o tiro teria sido disparado.

Os advogados do motorista negam a versão.

Hoje, o advogado da familia de Thamily, Samuel Santana, disse que vai atuar para que o caso seja tratado como homicidio.

Abaixo, audio da entrevista do advogado à rádio Som Maior, na íntegra.

Amanhã, sábado, será realizada uma manifestação, a partir de 14h, organizada pela familia e amigos de Thamily.

Hoje à tarde, os familiares, acompanhados do advogado, participaram de uma reunião convocada pelo delegado regional de policia, André Milanese, para tratar da manifestação.

O advogado Samuel Santana aproveitou para fazer questionamentos sobre a investigação, e ouviu do delegado que não será aberto inquérito contra a policial que desferiu o tiro porque entende que se tratou de legitima defesa.

O advogado disse que vai contestar a legitima defesa.

 

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 26/03/2025 - 18:15 Atualizado em 27/03/2025 - 08:25

No mesmo dia que o governo do prefeito Vaguinho (PSD) aprovou com ampla maioria de votos na Câmara de vereadores de Criciúma o projeto de lei que estabelece novas regras para operação das funerárias, o Ministério Público protocolou nova ação judicial para garantir que não operem mais na cidade as empresas que detinham o controle do mercado no ano passado.

A ação foi protocolada na segunda vara da Fazenda da comarca de Criciúma pelo promotor de justiça Marcus Vinicius de Faria Ribeiro.
Ele argumenta que a Justiça determinou, final de 2024, que em fevereiro a prefeitura assumisse o serviço funerário, e que as funerárias que operavam no ano passado fossem imediatamente afastadas.
Pela decisão judicial, as empresas não poderiam mais operar na cidade.

A prefeitura pediu um prazo maior para se adequar, e foi atendida. O prazo foi alongado para final de abril. 
Na ação, o promotor considera que o novo modelo proposto (e aprovado ontem pela Câmara de Vereadores) não será implementado até o prazo, e informa que não irá admitir em hipotese uma nova prorrogação de prazo.
"Prazo é improrrogável", reforça.
As empresas em questão, que estavam operando na Central Funerária no ano passado, foram incluídas, e os seus proprietários viraram réus, na ação que apura fraudes em licitações e outros crimes tipificados, e que levou agentes públicos, profissionais liberais e políticos à prisão.

A ação tinha sido repassada para a justiça da Comarca, mas na sexta-feira foi devolvida ao Tribunal de Justiça, onde seguirá tramitando.

Abaixo comentário feito na rádio Som Maior, com outras informações e dados sobre o assunto.

No comentário, destaque também para a manifestação do deputado Vampiro na tribuna da Câmara dos Deputados sobre o corte de verbas para obras em rodovias federais em Santa Catarina, que ameaça a obra na BR 285, Serra da Rocinha.

Por Adelor Lessa 24/03/2025 - 07:02 Atualizado em 24/03/2025 - 07:17

O ato politico de lançamento do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), ao governo do estado, reuniu o governador do Paraná, Ratinho Junior, ex-senador e ex-ministro Jorge Bornhausen, políticos de quatro partidos, e teve video do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Em torno de 4 mil pessoas participaram do ato politico, que foi o maior já realizado em Santa Catarina em 2025.
MDB, Nobo, PP e União Brasil foram os partidos representados.

 

O deputado Altair Silva (PP) anunciou que os três deputados estaduais do partido apóiam João.

Pelo União Brasil, estava o presidente estadual do partido, deputado Fabio Schiocheti.

Pelo MDB, ex-governador Eduardo Moreira e os ex-deputados Ada de Luca e Moacir Sopelsa.

Pelo Novo, o candidato a governador em 2022, Odair Tramontin.

O ex-senador Bornhausen é pai do secretário de estado no governo Jorignho, Paulo Bornhausen.

Na entrevista coletiva, perguntado sobre possibilidades para vice-governador, João Rodrigues citou apenas o nome do ex-prefeito Clesio Salvaro, apesar de dizer que tem muitas opções.

No seu discurso, ele disse que não vai explorar fragilidades do atual governo, quer implantar o "jeito PSD" de governar, e descartou candidatura ao senado - "Não estou procurando cargo, quero oferecer um projeto para o estado".

 

Foi apresentado um vídeo do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, onde anuncia João como candidato do PSD em Santa Catarina e hipoteca apoio.  

O prefeito Vaguinho, vice Salesio e o ex-prefeito Salvaro lideraram um grupo de Criciuma, que lotou um ônibus com vereadores e militantes.


Dois vereadores tentaram carro oficial da Câmara para ir ao ato em Chapecó, fizeram pedido à mesa diretora por ofício - Amaral e Daniel Formentin. Mas, não levaram. Pedido foi negado.

A deputada Julia Zanatta (PL) não estava, mas foi lembrada. 

Ela pode ser candidata ao senado na chapa de João. Os aliados do prefeito consideram a possibilidade.

Para isso, ela teria que trocar de partido, migrando para o Novo ou o PSD.

Horas depois do evento em Chapecó, o secretrário Paulo Bornhausen publicou foto ao lado do prefeito Topazio Neto, de Florianópolis, aliado do governador Jorginho, e escreveu que os dois lutam pela união de PSD e PL para 2026.

Julia cutucou: "Você só está preocupado com a eleição do Jorginho? E do Bolsonaro? Repito: por que você não consegue pronunciar o nome do Bolsonaro?".

Com Julia e Clésio citados para possivel composição na chapa de João, como os dois são de Criciúma, só um dos dois participaria. 

O próximo evento pela candidatura de João Rodrigues ao governo será em Criciuma, no final de maio, com presença assegurada do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

E mais:
. Processo contra o senador Jorge Seif deve voltar à pauta no TSE em abril com parecer pela cassação de mandato e convocação de nova eleição.
. Processo contra o ex-prefeito Clesio Salvaro volta ao Tribunal de Justiça, depois que o juíz Emerson Cittolin dos Santos, da comarca de Criciúma, declinou da competênca para julgar o caso, em documento assinado na sexta-feira à noite, com base em recente decisão do STF.

 

Por Adelor Lessa 19/03/2025 - 06:19 Atualizado em 19/03/2025 - 06:58

O governador Jorginho Mello vai anunciar para dirigentes de entidades empresariais e políticos do sul do estado um segundo vôo da Latam no aeropoto regional de Jaguaruna.  

O anúncio será feito durante reunião na Casa da Agronômica, 11h30.

A Latam, que faz um vôo no aeroporto de Jaguaruna, vai também subtituir a Azul, que encerrou operações no sul do estado na semana passada.

Mais detalhes sobre a medida, no comentário abaixo, feito na rádio Som Maior.

Além disso, informações sobre o "casamento" do PP com União Brasil e o anúncio do prefeito de Araranguá sobre entrega do projeto da ponte de Ilhas no Governo do Estado.

 

 

Por Adelor Lessa 13/03/2025 - 15:15 Atualizado em 13/03/2025 - 17:26

O promotor de justiça Marcus Vinicius de Faria Ribeiro determinou que a prefeitura de Criciúma seja notificada de recomendação para suspender a implementação da nova área do estacionamento rotativo, pelo menos até que seja realizada a audiência pública marcada pela Câmara de Vereadores para o dia 27 de março.

Decisão confirma informação antecipada hoje, 7h, na rádio Som Maior.

A comunicação foi feita pelo Ministério Público ao prefeito Vagner Espíndola.

A prefeitura, através do departamento de trânsito, havia marcado o início da cobrança do rotativo nas novas áreas, especialmente nos bairros Pio Correia e Comerciário, para segunda-feira, dia 17.

Há reações nos dois bairros à implantação do rotativo, principalmente por dúvidas geradas, e os moradores reclamam dificuldade de diálogo com o poder público.

A Associação de Moradores do bairro Comerciário, apoiada pela UABC (União de Associações de Bairros de Criciúma) foi ao Ministério Público, que determinou a instauração de inquérito civil para apurar o cumprimento dos requisitos legais no processo de ampliação do estacionamento rotativo no município.
Depois disso, o Ministério Público expediu ofício à administração municipal solicitando informações detalhadas sobre o processo administrativo que autorizou a expansão da área do estacionamento rotativo e recomendando a suspensão do processo de implantação do sistema rorativo nas novas áreas.

O município deverá fornecer a cópia integral do procedimento, incluindo o parecer técnico do órgão municipal de trânsito.

Abaixo a decisão assinada pelo promotor de justiça Marcus Vinicius Ribeiro.

 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito