Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 17/12/2021 - 07:17 Atualizado em 17/12/2021 - 07:18

Médicos que estiveram na liderança de enfrentamento à pandemia do coronavírus, foram homenageados na Câmara de Vereadores em Criciúma.

Essa iniciativa merece ser destacada a homenagem. É o reconhecimento de um trabalho que não teve tempo e nem hora para acontecer.

Foram homenageados os médicos Renato Matos, Felipe Dal Pizzol, Rafael Farias e outras 15 personalidades da categoria.

Merecido! Mas quero pedir licença e dar um destaque especial para o doutor Renato Matos…

Ouça o Editorial completo na íntegra:

Por Adelor Lessa 16/12/2021 - 19:17 Atualizado em 16/12/2021 - 19:21

Hoje o Jorge Boeira vai estrear na Frente de Esquerda e vai se apresentar como pré-candidato a governador. Chega acompanhado do presidente estadual do PSB, Claudio Vignatti. Tiveram reunião hoje, ajustaram alguns detalhes e a filiação está muito próxima. Sendo confirmado candidato, o Boeira passa a ser o único candidato à majoritária da região, pelo menos até agora.

Ele já declarou que vai estar no palanque de Lula. Vai pegar uma faixa do eleitorado e uma faixa de adversário. Ele acredita que no andar da carruagem o Lula sobe e chega forte na eleição do ano que vem. Amanhã de manhã vamos saber o que aconteceu nesta reunião e outras da política. 

Urussanga: mais uma derrota do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancellier. Ele teve mais um recurso negado, mais uma tentativa de voltar ao cargo bateu na trave. Ele já está afastado há quase 300 dias, já tentou diversos recursos, mas todos foram rejeitados. Hoje à tarde, o habeas corpus protocolado em Brasília foi negado. Avança na Câmara de vereadores o processo que pode resultar na cassação do prefeito afastado.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro foi questionado sobre ter se colocado como candidato a governador, ele disse que não foi interpretado direito e que a chance é zero. Se tem alguém apostando, é bom sair da aposta.

Estava marcado pregão para encaminhar a licitação da obra da Serra do Faxinal. Iria definir a empresa. Vinte minutos antes foi suspenso por decisão do Governo que publicou comunicado com argumento de que não havia tempo hábil para esclarecer todas as dúvidas das empresas.

 

Por Adelor Lessa 16/12/2021 - 18:15 Atualizado em 16/12/2021 - 18:24

O prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier, sofreu mais uma derrota. O Superior Tribunal de Justiça negou hoje à tarde recurso protocolado pelos seus advogados para tentar  o seu retorno ao cargo.

 Cancelier está afastado desde o dia 20 de maio por decisão do Tribunal Regional Federal.

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal acatou pedido do Ministério Público e decidiu pela manutenção das medidas cautelares, que implicam no seu afastamento do cargo.

O prefeito está afastado desde a operação da Polícia Federal, em maio, que apurou denúncia de desvio de recursos na prefeitura.

Com a nova derrota, e depois que três vereadores aliados foram afastados das funções (um está preso), o prefeito afastado fica muito próximo de um processo de cassação de mandato na Câmara Municipal.

 

 

Por Adelor Lessa 16/12/2021 - 17:00 Atualizado em 16/12/2021 - 18:12

O Governo do Estado, pela secretaria de infraestrutura, suspendeu sine die o processo de licitação para obras de pavimentação da Serra do Faxinal, que liga Praia Grande, no extremo sul, à região dos canyons.

Pelo que estava programado, a abertura da licitação para definição da empresa que iria fazer a obra estava prevista para hoje, 17h. Mas foi suspensa por falta de tempo hábil para dar resposta a todos os pedidos de esclarecimentos interpostos.

Em agosto, a licitação já foi suspensa porque não apareceram empresas interessadas na obra.

A pavimentação na Serra do Faxinal começou e parou no mandato passado. O atual governo anunciou a retomada e conclusão das obras no início deste ano. 

Abaixo, na íntegra o comunicado feito pela Secretaria de Infraestrutura do Estado:

O pregão eletrônico foi suspenso com sucesso. Justificativa: ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE COMUNICADO DE SUSPENSÃO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO ELETRÔNICO N.º 0234/21. A SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTUTURA E MOBILIDADE - SIE, através da Gerência de Licitações e Contratos, COMUNICA, aos interessados no RDC. Nº 0234/21, cujo objeto Contratação de empresa para prestação de serviços especializados de engenharia para execução de obras na Rodovia Estadual SC-290, Trecho: Praia Grande - divisa SC/RS (Serra do Faxinal), que fica suspensa sine die, a abertura da licitação prevista para o dia 16/12/2021 às 17h00horas, por não haver tempo hábil para resposta dos pedidos de esclarecimentos interpostos. Thiago Augusto Vieira - Secretario da SIE, 16 de dezembro de 2021. Aprovação GGG 2021AS014459 ;

Por Adelor Lessa 16/12/2021 - 10:46 Atualizado em 16/12/2021 - 11:02

O ex-deputado e ex-ministro Claudio Vignatti, presidente estadual do PSB, fez reunião hoje pela manhã, em Criciúma, com o  ex-deputado Jorge Boeira.

Eles debateram o futuro da Frente Democrática em Santa Catarina, os cenários possíveis diante dos nomes já colocados no tabuleiro eleitoral catarinense, além de definir os próximos passos da estratégia eleitoral para 2022.

Boeira se desfiliou do PP na segunda-feira, anunciou a intenção de ser candidato a governador e está a caminho do PSB.

Boeira confirmou que participará da reunião estadual da Frente de Esquerda (ou Frente Democrática) que acontecerá em Criciúma, hoje à noite.

 

Por Adelor Lessa 16/12/2021 - 08:37 Atualizado em 16/12/2021 - 08:54

O prefeito Clesio Salvaro voltou a descartar a possibilidade de ser candidato a governador em 2022 na coletiva de fim de ano que concedeu agora pela manhã.

No início da semana, a deputada federal Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, disse na Som Maior que o prefeito havia colocado o seu nome a disposição para ser candidato no caso de Gelson Marisio desistir da candidatura.

"A possibilidade de eu ser candidato a governador é zero. Fui eleito para ser prefeito de Criciúma até dezembro de 2024 e vou cumprir todo o mandato", afirmou.

Sobre a informação da deputada Geovania, o prefeito disse:

"Acho que a Geovânia nao entendeu bem. O que eu disse é que o PSDB me deu oportunidade para ser o que eu quisesse, e eu nao faltaria em dar uma direçao ao partido, em dar apoio, mas nós temos um candidato a governador, que é o Gelson Merisio, que teré todo o nosso apoio".

 O prefeito garantiu também que não falou com o governador Carlos Moisés, na reunião que tiveram ontem à noite, sobre a possibilidade do governador no PSDB. 

"Nós falamos com o Governador sobre projetos para a cidade, principalmente para incrementar o turismo.  Eu não tenho falado sobre politica, até desvio do assunto, e só vamos falar de politica e eleição no ano que vem, depois das convebções partidárias".

Na coletiva, o prefeito confirmou a extinção da Famcri (fundação de meio ambiente) e que fará o cercamento da Praça do Congresso.

 

Por Adelor Lessa 16/12/2021 - 07:24 Atualizado em 16/12/2021 - 07:24

O fim de ano chegou e é inevitável pensar no que foi feito durante todo esse ano e o que deixou de ser… que ficou pendente!

É tempo de fazer o balanço e passar a limpo o trabalho, a política e a economia em torno da cidade. 

Mas principalmente de pensar na vida. A vida não pode ser só trabalho e  coisas formais.

Nesse fim de ano estamos com o pé no acelerador e será que vale a pena tudo isso? Será que é por aí mesmo?

Refletir é preciso, tratar com os seus botões sempre faz bem. Nessas horas costumo falar comigo através de música. Hoje, vindo para a rádio, eu coloquei a música do Titãs. A canção dizia: 

“Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer”.

Ouça o Editorial completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 15/12/2021 - 20:55 Atualizado em 15/12/2021 - 21:20

Os Salvaros, primos, Clesio e Franqui, prefeitos de Criciúma e Siderópolis, foram recebidos na Agronômica no início da noite pelo governador Carlos Moisés.

O encontro acontece no momento em que circula nos bastidores que o prefeito Clesio estaria operando para filiar Moisés no PSDB.

O governador está sem partido desde que saiu do PSL. 

O chefe da Casa Civil do Governo, Eron Giordani, estava presente.

De acordo com a assessoria do prefeito de Criciúma, eles não chegaram a conversar sobre política.

Clésio apresentou o projeto turístico que pretende implantar em Criciúma.

Exibiu um vídeo com o detalhamento do projeto e entregou material impresso.

O governador gostou do que viu.

Além disso, eles trocaram experiências sobre gestão pública. 

Clésio também cumpriumentou o Governador pelo lançamento do Plano 1000, feito ontem à noite, que vai repassar para Criciúma quase R$ 220 milhões.

O prefeito Franqui estava em Florianópolis e Clésio o convidou para participar da conversa com Moisés.

Zalmir Casagrande, presidente da Fundação Cultural de Criciúma, também participou do encontro.

Abaixo, registro que Clesio Salvaro fez agora à noite sobre o encontro nas redes sociais:

"Boa conversa com o @governadormoises e com o chefe da Casa Civil, Eron Giordani. Mostrei a eles o projeto que queremos implantar no Morro Cechinel, ligando o Mirante Realdo Santos Guglielmi à Mina de Visitação Octávio Fontana. Uma atração que só Criciúma vai ter e que vai potencializar o turismo na região carbonífera. Vamos em frente!"

 

Por Adelor Lessa 15/12/2021 - 19:15 Atualizado em 15/12/2021 - 19:32

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, faz entrevista coletiva amanhã. Um balanço do ano, mas será o primeiro encontro com a imprensa depois que colocou o seu nome à disposição para ser candidato a governador. Ele disse isso na reunião do PSDB, que não foi aberta, mas quem confirmou isso foi a deputada federal Geovania de Sá, presidente estadual do partido. 

Certamente ele será questionado sobre isso e falará sobre esta disposição em ser candidato a governador.

A Frente de Esquerda estará em Criciúma nesta quinta-feira para uma reunião. A primeira vez que sai da Capital do estado. Às 9h30min terá reunião com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, depois caminhada no Morro do Céu, encontro com movimento sindical e à noite a reunião. Estreia do ex-deputado Jorge Boeira nesta frente, levado pelo PSB.

Por Adelor Lessa 15/12/2021 - 11:18 Atualizado em 20/12/2021 - 16:06

O governador Carlos Moisés fez o lançamento do Plano 1000 com pompa e circunstâncias e quase foi literalmente carregado nos braços dos prefeitos.

Euforia tomou conta.

Foi certamente o melhor presente de natal de todos os prefeitos.

Em síntese, o Plano projeta repassar r$ 7,3 bilhões aos municipios, na proporção de r$ 1 mil por habitante.

Exemplo: Criciúma tem 230 mil habitantes, receberá r$ 230 milhões.

Números realmente impactantes. 

Só que até cada município receber a sua "cota", vai demorar. Tem um caminho logo pela frente. Não será de hoje para amanhã.

Primeiro, porque o Plano é para ser cumprido em cinco anos, com repasse de até 20% ao ano.

Sendo assim, pelo menos 80% do total será pago a partir de 2023. Próximo mandato.

Depois, os projetos odne serão feitos os investimentos terão que ser encaminhados pelos mnunicipios (prefeituras), prontos e acabados, para o governo do estado, que vai analisar um a um, e os que forem aprovados serão encaminhados para processo de licitação.

Como 2022 é ano eleitoral, para o municipio receber durante o ano terá que estar tudo pronto até abril.

Entenda-se projeto aprovado, licitação feita e homologada, contrato assinado, e primeira parcela paga até abril (quando começa o período eleitoral).

É de lei que nada pode ser contratado durante o periodo eleitoral.

O que já não estiver sendo pago até abril, ficará para 2023. Próximo mandato.

A mostrar que a conta para o sucessor deve passar dos 80%. 

Então, o governador Moises faz o barulho, mas quase toda a conta vai para o "vizinho".

E depois, o lançamento do pacote de quase r$ 7 bilhões e meio não quer dizer que esse dinheiro esteja todo no caixa, porque o desembolso será feito de forma parcelada, em pelo menos cinco anos.

A propósito, o Governo Moisés tem feito o lançamento de muitas obras pelo interior e proclamado que isso é possivel porque enxugou a máquina, economizou e faz um mandato sem desvios.

Sem contestar o que é dito, faz-se necessário acrescentar que o governo do estado tem hoje mais dinheiro no caixa que mandatos passados também porque ficou dois anos praticamente sem fazer investimentos (os dois primeiros anos do mandato),  a arrecadaçao do estado subiu de forma representativa no período (principalmente pelo agronegócio), está proibido conceder reajuste aos servidores, o pagamento da divida com a União foi suspenso por causa da pandemia (só aí, é quase r$ 1,5 bi ao ano que fica no caixa), teve repasses "gordos" do governo federal por causa da pandemia, e ainda pela pandemia despesas e pagamentos vários do estado deixaram de ser feitos (como os pagamentos para hospitais para cirurgias eletivas, que ficaram suspensas).

São números e dados oficiais, que podem ser localizados em análises rápidas nos sites oficiais do governo.

Por fim, não resta dúvida que o Plano 1000 é ousado, e se configura uma grande ação municipalista.

Mas, nem tudo que reluz é ouro.

 

 

 

Por Adelor Lessa 15/12/2021 - 08:16 Atualizado em 15/12/2021 - 08:16

Teve um tempo por aqui que ninguém era responsabilizado pela poluição provocada pelo carvão na Região de Criciúma. Era dito que não tinha como definir quem pune, nem definir valores.

A degradação vinha do modelo antigo de explorar o carvão que causava um estrago enorme, comprometida nascentes, inutilizava áreas que ficavam sem vidas, provocavam rachaduras sem residências e várias outras coisas.

Até que apareceu um procurador do Ministério Público Federal que montou uma ação civil pública muito bem montada.

Um  juiz federal daqui acolheu a denúncia e deu a sentença favorável. Moradores foram conectados a condenar o ambiente, a recompor o estado e parar de poluir.

Aquela ação fez um divisor de águas e passou a ser outras a partir dali. Eu to lembrando disso para chegar aos Bancos. 

Ouça o Editorial completo abaixo: 

Por Adelor Lessa 14/12/2021 - 19:07 Atualizado em 14/12/2021 - 19:23

O ex-deputado Jorge Boeira deu hoje na Som Maior a sua primeira entrevista após sair do PP e sobre a sua intenção de ser candidato a governador.

Eu e o Upiara conversamos com ele sobre o seu futuro, o seu posicionamento político. Ele estava há muito tempo sem dar entrevista, e hoje deu a entrevista de maior peso na Som Maior, pois é um dia após sair do PP.

Quer fazer campanha colado ao Lula. Na opinião de Boeira, o ex-presidente Lula é o mais preparado para governar o país.

O Lula poderá ter um palanque amplo com a  Frente de Esquerda que se reunirá em Criciúma na quinta-feira que deve fazer palanque também para o Ciro Gomes. Boeira ainda se posicionou claramente contra o governo Bolsonaro. 

Amanhã ele se reúne com Claudio Vignatti, presidente estadual do PSB, e na quinta-feira, com Décio Lima, presidente estadual do PT.

Boeira também falou sobre a possibilidade de Dário Berger ir para o PSB, disse que não cabe os dois no partido e que está dialogando com Vignati. 

As declarações não agradaram 100% os petistas, mas foi suficiente para colocar fogo na militância bolsonarista. A posição do Boeira não foi exatamente como queria  o PT, mas também não desagradou os petistas. Ele transita melhor na esquerda, inclusive no PT, do que o próprio Dário Berger, e deve ser o candidato preferencial da Frente de Esquerda. 

É o candidato do Sul de Santa Catarina ao Governo do Estado. Não se sabe exatamente o que vai acontecer, mas o Boeira está no jogo.

Mudando de assunto, a Famcri foi notificada com relação à ação do Parque Morro do Céu. Este fato vai levar para uma demanda jurídica, pode levar a uma demanda milionária.

Notícia boa que vem de Florianópolis: a aprovação da política de transição energética é uma posição importante da bancada da Região Sul. O setor carbonífero termina o ano com tranquilidade, bem diferente do ano passado.

Por Adelor Lessa 14/12/2021 - 07:47 Atualizado em 14/12/2021 - 09:36

A deputada federal criciumense Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, confirmou na Som Maior que o prefeito Clesio Salvaro colocou seu nome à disposição do partido para disputar eleição para governador, no caso de desistência do ex-deputado Gelson Merisio.

Clesio repetiu que o "seu" candidato é Merisio, mas se ele desistir, está a disposição para disputar o governo.

Foi a primeira vez que Salvaro admitiu ser candidato.

Nos bastidores, é dito teria se colocadom, assim como o ex-governador Leonel Pavan, para tentar neutralizar a pré-candidatura de Vinicius Lummertz.

Salvaro está tratando em privado da possibilidade de filiação ao PSDB do governador Carlos Moisés, que será candidato a reeleição.

 

Boeira na Frente

O ex-deputado Jorge Boeira disse na Som Maior que participará, "se for convidado", da reunião estadual da Frente de Esquerda que acontecerá em Criciúma na quinta-feiura, dia 16. "Até o momento, não fui convidado para a reunião", acrescentou.

Boeira se desligou ontem do PP, confirmou que pretende ser candidarto a governador e que está próximo de se filiar no PSB.

Ele disse que considera o ex-presidente Lula, PT, o "mais preparado" entre os candidatos que estão colocados à presidência da república.

O ex-deputado fez duras criticas ao presidente Bolsonaro, que considera "não preparado"para o cargo.

 

Em Urussanga

Com as posses dos três suplentes nas vagas dos vereadores afastados, deve mudar a correlação de forças no plenário da Câmara de Urussanga e passará a ser "provável" a aprovação de um processo de cassação de mandato do prefeito afastado Gustaco Cancelier, PP.

O novo presidente, Beto Cabeludo, MDB, assumiu ontem à noite e já notificou os suplentes Braz Cizeski, Izolete e Tidinho.

Ontem foram afastados os vereadores Bonetinho, presidente, Taliano, vice, e Fabiano.

Com os três suplentes assumindo os mandatos, já são feitas projeções de aprovação da cassação por 6 votos a 3.

É possível que o processo seja encaminhado ainda durante o mês de dezembro.

 

 

 

Por Adelor Lessa 14/12/2021 - 07:16 Atualizado em 14/12/2021 - 07:22

O Tigre foi uma das melhores notícias de 2021, pois voltou a dar alegria a cidade neste ano.

 Anselmo Freitas soube fazer a correção de rota e colocou nos ambientes das grandes do futebol braisleiro.

Mas isso precisa ser reconhecido e recompensado. A recompensa é voltar ao estádio e ao clube.

De certa forma já existe esse movimento, mas é preciso mais… é preciso muito mais!

Hoje aconteceu a posse da nova diretoria de Criciúma, mais uma vez Anselmo no comando, porém agora com uma diretoria mais encorpada.

Neste sábado,  18, o clube já terá uma atividade no estádio Heriberto Hulse. Vai ser uma festa com atividades para atrair os sócios. 

Ouça o Editorial completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 13/12/2021 - 20:01 Atualizado em 13/12/2021 - 20:13

Jorge Boeira está fora do PP. Não é mais especulação. É fato. Oficializou hoje. Fora do PP, encaminha  filiação no PSB e deve se lançar candidato a governador. É possível que participe da reunião da frente e esquerda em Criciúma na quinta-feira.

Está se apresentando como candidato a governador para fazer palanque para o Lula em Santa Catarina. 

Com a saída de Boeira, Esperidião Amin é oficializado pré-candidato a governador. Joares Ponticelli foi consultado hoje, mas jogou a toalha, dizendo que tem compromissos com Tubarão, onde é prefeito.

Provável que teremos os três senadores disputando eleição: Amin, Jorginho Mello e Dário Berger. 

No PSDB foi ratificado o apoio a Gelson Merisio candidato a governador. Ele não estava na reunião e não confirmou a candidatura. Ele já disse que se Dória fosse oficializado candidato a presidente, ele não concorreria a governador, mas como não estava na reunião, foi confirmado o apoio a ele. 

A chapa continua quente em Urussanga. O prefeito Gustavo Cancellier está afastado com suspeita de ilicitudes e a investigação se estendeu para o time dele. Vereadores afastados, um preso, ação na secretaria de agricultura, na fundação do meio ambiente. O governo de Urussanga está contaminado.

Por Adelor Lessa 13/12/2021 - 18:19 Atualizado em 13/12/2021 - 18:23

Depois que Jorge Boeira oficializou seu desligamento do partido e o prefeito de Tubarão, Joares Ponticeli, descartou a possibilidade de disputar a eleição de 2022, o PP definiu agora à tarde na reunião da executiva estadual que o senador Esperidião Amin é o candidato do partido a governador.

O anúncio foi feito pelo presidente estadual do PP, deputado Silvio Dreveck, em nota que acaba de ser distribuida.

Abaixo, a nota do presidente do PP:

" Em reunião na sede do partido, em Florianópolis, com lideranças do Progressistas alinhavamos o posicionamento do partido para as eleições do ano que vem. Como tínhamos definido nas reuniões virtuais que realizamos com militantes e lideranças de todo o Estado, reunimos hoje os três nomes da sigla. Senador Esperidião Amin, ex-deputado federal Jorge Boeira e prefeito de Tubarão Joares Ponticelli. 
Durante a reunião, Boeira agradeceu ao partido pela oportunidade, mas reconhece que depois de ter se posicionado em outros projetos, não tem como seguir adiante com a ideia. Da mesma forma que anunciou sua saída da sigla, agradecendo pela acolhida e espaço privilegiado que sempre teve. 
Já o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli que também havia colocado seu nome à disposição, disse que diante dos compromissos assumidos com a cidade, hoje não teria a mesma disponibilidade. Ele relatou todos os projetos que historicamente estão garantindo o desenvolvimento de Tubarão para as próximas décadas e optou por encerrar seu mandato na cidade.
A partir de então, o senador Esperidião Amin é o candidato a governador pelo nosso partido para a disputa eleitoral de 2022. O ex-governador inicia conosco agora uma série de conversas com outros partidos para discutir a possibilidade de alianças.

Silvio Dreveck
Presidente Progressistas SC"

    

Por Adelor Lessa 13/12/2021 - 15:52 Atualizado em 13/12/2021 - 18:31

O ex-deputado federal Jorge Boeira acaba de oficializar sua desfiliação do PP.

Ele fez o comunicado oficial durante reunião da executiva estadual do PP com prefeitos e deputados.

A próxima decisão de Boeira deve ser sua filiação no PSB para encaminhar candidatura a governador.

A saída de Boeira do PP confirmou o que foi projetado aqui na semana passada.

Agora desfiliado do PP, o ex-deputado Boeira deverá participar da reunião estadual da Frente de Esquerda, que acontecerá no dia 16, quinta-feira, em Criciúma.   

 

 

  

Por Adelor Lessa 13/12/2021 - 10:47 Atualizado em 13/12/2021 - 20:45

A operação realizada hoje pela Polícia Civil em Urussanga, comandada pelo delegado Ulisses Gabriel, teve como alvo principal o grupo político ligado ao prefeito afastado Gustavo Cancelier.

Foram afastados das funções três vereadores, todos ligados ao prefeito afastado - os vereadores Bonetinho, presidente da Câmara, Taliano, vice-presidente, e Fabiano.

Como o presidente e vice da Câmara foram afastados, o primeiro secretário, Beto Cabeludo, assume o comando da Câmara.

Os servidores da prefeitura que foram afastados de suas funções também foram nomeados ou tem relações próximas com Cancelier.

A operação é desdobramento de investigações de irregularidades e ilicitudes que vem sendo encaminhadas desde maio de 2021 no âmbito da fundação municipal de meio ambiente.

Trata-se de mais um duro golpe no grupo político do prefeito Gustavo Cancelier. Nos bastidores já está sendo retomada a discussão sobre a possibilidade de a Câmara de vereadores encaminhar processo de cassação do seu mandato.

Urussanga vai terminar o ano como começou - com polícia na prefeitura.

Mas, desta vez, a polícia civil também fez operação na Câmara de vereadores.

A opertação de hoje cumpriu mandados de busca e apreensão em duas secretarias municipais (agricultura e educação), diretoria de licitações e fundação de meio ambiente, em residências de empresários e servidores publicos, em empresas prestadoras de serviços  e em gabinetes da Câmara de vereadores.  

 

 

Por Adelor Lessa 13/12/2021 - 07:22 Atualizado em 13/12/2021 - 07:42

Estamos entrando num período delicado, difícil e de final de ano. Agora chegam as festas e confraternização.

Não é que não podem fazer eventos, mas há regras que precisam ser respeitadas. 

O que não pode é fazer evento que reúna aglomeração e agora, fim de ano as festas proliferam.

No fim de semana chamaram atenção festas realizadas em Laguna e Balneário Gaivota, realizadas de uma forma como não podem acontecer. Todo mundo aglomerado e nada de máscaras.

 

 

Por onde andavam os fiscalizadores do Governo do Estado, será que as regras só valem para alguns?

As imagens são impressionantes, parece que é outro mundo. Detalhe que foram eventos privados, com alvarás concedidos pelo município!

Ouça o Editorial completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 11/12/2021 - 09:42 Atualizado em 11/12/2021 - 11:00

Araranguá, 1988, eleição para prefeito. Histórica.
O que aconteceu naquela eleição, a cidade jamais esquecerá.

Neri Garcia, MDB, funcionario do Banco do Brasil, era o favorito.
Dau Guizzo, PDS, dono do cartório, o adversário.

Nei era tão favorito que Dau, antes de sair candidato, tentou ser vice dele.
Mas, o MDB estava tão seguro que foi com chapa pura.
O vice de Neri foi Paulo Cesar Maciel da Silva, um grande empresário, sócio da maior construtora.

As primeiras pesquisas indicavam vitória de Neri por algo em torno de 2 mil votos de vantagem.
Para a cidade, considerando o colégio eleitoral, uma “goleada".

Neri era o típico “boa gente”. Bem relacionado, simpático, filho que toda mãe queria ter.

Dau, um jovem, 36 anos, filho mais novo do maior político da história da cidade e do Vale. O ex-deputado Afonso Guizzo.
O maior “patrimônio" de Dau era o legado do pai e o sobrenome.

Mas, o que ajudava, também incomodava.
As pesquisas mostraram que o sobrenome Guizzo enfrentava algumas resistências, exatamente pela “continuidade”. Sempre os mesmos.

Entrou em campo o outro grande vencedor daquela eleição. Everaldo João.
Foi o marqueteiro, produtor e chefe da campanha.

Ele concluiu que as áreas de influência de Afonso Ghizzo já estavam naturalmente com Dau. Não precisava usar o sobrenome.
Everaldo decidiu então usar apenas o apelido. Dau. 
E assim foi em todo o material de campanha. 

Guizzo foi usado apenas com os correligionários, à boca pequena.
A vitória consagrou Everaldo.

Mas foi uma eleição disputada casa a casa, voto a voto.
No dia da eleição, a cidade virou praça de guerra.

Na apuração, uma urna de Mato Alto foi anulada. Tinha mais votos do que eleitores cadastrados.

No final, vitória de Dau por apenas 54 votos. Foi 37,63% votos para Dau, 37,39% para Neri.

O MDB passou a ver a urna do Mato Alto como “salvação da lavoura”.

Os emedebistas faziam contas e mais contas, e apostavam tudo que iriam virar a eleição naquela urna.
O pessoal do PDS dizia que a diferença iria aumentar.

Disputa passou a ser feita no judiciário. A cidade parou até a decisão em última instância.
Decisão final: impugnação da urna foi confirmada. Vitoria de Dau sacramentada.

A partir dai, entraram em campo os operadores da pacificação. Era preciso acabar com aquela clima de guerra. A cidade precisava retomar a vida normal.

Mas, quando surgiram sinais de resultado da “operação”, e as primeiras bandeiras brancas eram hasteadas, veio a campanha de out door que foi como jogar álcool na fogueira.

“Desejemos a todos 54 votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo”.

Mais de uma centena de placas em todos os cantos da cidade.
Por onde andasse, encontraria pelo menos uma.

Para o pessoal PDS, apenas uma “brincadeira”. Uma mensagem que consideravam “bem humorada”, aproveitado o fato do momento.

Para todo o MDB, foi uma provocação desrespeitosa. Coisa de quem ao invés pacificação, queria era tripudiar.

A cidade dividiu de vez.

Dias depois, Dau assumiu a governo. Mas não foi para a prefeitura. 
Fez diferente de novo.

Instalou provisoriamente o seu governo no colégio Murialdo, de uma congregação religiosa, o maior da cidade.
Enquanto isso, mandou dedetizar o prédio da prefeitura.

O pessoal do MDB ficou mais indignado ainda. Entendeu que foi mais uma provocação.

Dau aproveitou para determinar limpeza geral, lavação e pintura do prédio.

Um dia qualquer da semana, os trabalhadores estavam lavando as escadarias do Paço. 
Era sujeira de anos. 
Estavam lá empenhados, esfrega e esfrega.
Até que um cidadão contribuinte, passando no outro lado da rua, gritou:

- “Ei, ei, olha aqui ó”.

O pessoal que estava na limpeza queria terminar de uma vez e não estava interessado em qualquer tipo de conversa.
Mas, ele continuou chamando, e de tanto insistir, um deles parou.

- “Fala meu, estamos trabalhando”.
- “Estou vendo, mas não adianta”.
- “Como assim, não adianta? O que não adianta, e por que?”.
- “Não adianta limpar aí fora, a sujeira está lá dentro”.

O cidadão disse o que queria, e seguiu o seu caminho. E a conversa correu a cidade em minutos.
Foi mais lenha jogada na fogueira.
Um aditivo “graúdo" no ambiente de guerra. Que continuou por muito tempo.
Uma eleição que tem capitulo certo (ou capítulos) na história política da cidade e da região.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito