Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A importância do pensamento estratégico

Enquanto você está "tocando" o seu negócio quem está pensando o futuro dele?

Por Claiton Pacheco Galdino 07/01/2020 - 09:00

O pensamento estratégico envolve prever o que pode acontecer no futuro e, em seguida, aplicá-lo às nossas circunstâncias atuais. Isso pode parecer um exercício difícil, especialmente se você é um contador ou consultor financeiro ocupado com pouco tempo para pensar no que está à sua frente, e muito menos no que pode ser.

Mas com um pouco de direção e as técnicas certas, qualquer pessoa pode se tornar um pensador estratégico melhor e, no processo, um empresário melhor. Aqui está como você pode fazer isso.


1. Reflita

A Harvard Business Review coloca desta forma: “Pessoas estratégicas criam conexões entre idéias, planos e pessoas que outras pessoas não conseguem ver.” Mas como você pode fazer essas conexões se nunca dá a sua mente a chance de vê-las?

Em outras palavras, a primeira pista sobre como pensar estrategicamente também é a primeira palavra da frase. Você precisa pensar. E isso significa comprometer-se a desacelerar e deixar sua mente mudar as coisas.

Uma maneira simples de fazer isso é agendar um horário todos os dias ou todas as semanas em que você tenta ativamente simplesmente passar o tempo pensando. Pode ser durante uma caminhada matinal, enquanto dirige para o trabalho ou apenas durante um período enquanto você está sozinho. Seja qual for o seu pensamento, apenas certifique-se de que isso aconteça regularmente: quanto mais você fizer isso, melhor ficará.


2. Use todo o seu cérebro

Como o pensamento estratégico se refere à criação de conexões, na verdade, são necessários dois tipos de pensamento: pensamento divergente, onde analisamos o cenário geral e geramos idéias, e pensamento convergente, onde examinamos e organizamos essas idéias racionalmente. Estudos também mostram que os pensadores mais inovadores têm a capacidade de alternar rapidamente entre esses dois estilos.

A boa notícia é que qualquer um pode melhorar sua capacidade de alternar entre os dois, fazendo conscientemente a mudança de um estilo de pensamento para o outro. Um método popular para fazer isso é através da técnica Six Thinking Hats , pioneira em Edward De Bono. Isso envolve abordar um problema usando seis 'chapéus' diferentes, refletindo diferentes tipos de pensamento convergente e divergente.

Isso inclui o chapéu verde (que se concentra em possibilidades e novas idéias), o chapéu vermelho (sentimento e intuição), chapéu amarelo (otimismo), chapéu branco (informação), chapéu azul (pensamento) e chapéu preto (julgamento). Embora a mudança entre essas abordagens possa parecer desconfortável a princípio, quanto mais você pratica, melhor se torna - e mais flexível sua mente se move de uma maneira de pensar para a seguinte.


3. Amplie seus horizontes

Pensamento estratégico e curiosidade andam de mãos dadas. Afinal, quanto mais idéias e experiências estivermos expostas, mais material teremos para fazer conexões. A maneira mais eficaz de fazer isso é sair de trás de sua mesa quando puder e começar a experimentar o mundo: tente experimentar coisas novas, novos lugares e novas pessoas. Aproveite as férias que você está economizando, visite a galeria para a qual você está pensando. Mesmo tomar uma rota diferente para casa ou visitar um novo parque ou restaurante pode ajudar a estimular a mente.

Mas nem todas as novas experiências precisam ser físicas: ler sobre novos lugares, novas idéias e novas opiniões também pode ajudar nosso pensamento estratégico.

De fato, alguns especialistas acreditam que os melhores pensadores estratégicos são em forma de T. A barra na parte superior do 'T' representa a amplitude de seu conhecimento, enquanto a haste representa um entendimento profundo de sua própria área de especialização. Portanto, além de ler amplamente, você precisará entender os pontos mais delicados do seu próprio setor. Ao participar de seminários e conferências, você terá a chance de se manter atualizado, além de aproveitar a experiência e os conhecimentos de seus colegas.

Estratégia não é só pensar; também é sobre execução. Então, depois que você começar a gerar idéias e estabelecer conexões entre elas, terá que começar a tomar uma decisão sobre o que fazer em seguida.


4. Coloque-se no lugar dos outros

Outra chave para começar a pensar de forma mais estratégica é discutir suas idéias com pessoas diferentes. E isso se torna exponencialmente mais valioso quando você discute suas idéias com pessoas que pensam diferente de você. Isso porque você não apenas aumentará o conjunto de idéias e pontos de vista sobre um tópico, mas também terá a chance de analisar os problemas de uma maneira diferente. Portanto, se você gosta de detalhes, mas um colega é um quadro geral, por que não pedir que ele se junte a você para uma sessão de brainstorming? Reunir pessoal técnico e de vendas ou extraverts e introvertidos pode ser uma mina de ouro para gerar idéias.

Seus clientes também podem servir como uma grande fonte de inspiração para novas idéias e novas formas de pensar. E, incentivando-os a compartilhar seus pensamentos com você, você não acabará apenas com material para novas idéias estratégicas, estará fortalecendo relacionamentos e construindo confiança.


5. Incentive os outros

Quanto mais mentes estratégicas você tiver para gerar idéias, melhor. Então, por que não tentar construir uma cultura em seus negócios, onde todos sejam incentivados a pensar estrategicamente? A maneira mais fácil de fazer isso é começar a recompensar as pessoas que apresentam maneiras engenhosas de fazer as coisas. Nem sempre precisa ser um incentivo financeiro - geralmente apenas o reconhecimento público dos esforços de alguém é suficiente para incentivá-los.

Você também pode incentivar sua equipe a pensar de maneira mais estratégica, designando um mentor ou incorporando idéias estratégicas ao seu sistema de treinamento e avaliação de desempenho.


6. Tomar decisões

Estratégia não é só pensar; também é sobre execução. Então, depois que você começar a gerar idéias e estabelecer conexões entre elas, terá que começar a tomar decisões sobre o que fazer em seguida. E, como todos somos limitados por tempo, dinheiro e recursos, geralmente isso significa priorizar.

Para colocar sua estratégia em prática, você pode ter que abandonar algo que está fazendo, procurar um funcionário com uma nova qualificação ou gastar dinheiro em um novo escritório, um novo produto ou uma nova aquisição. Às vezes, você pode até precisar deixar a equipe ir.

A pior coisa que você pode fazer é desperdiçar seu pensamento estratégico, porque você não foi capaz de tomar uma decisão sobre o que fazer.


O valor real do pensamento estratégico

Finalmente, vale lembrar que o valor real do pensamento estratégico não é apenas gerar idéias ou tomar melhores decisões: trata-se de criar uma estrutura que proteja seus negócios no futuro, faça de você um melhor gerente e líder e ofereça as melhores chances de alcançar sucesso a longo prazo.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito