Coletar feedback dos clientes é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, especialmente aqueles que querem sobreviver no mercado futuro.
Acredito que você deseja fornecer aos seus clientes os produtos e as experiências que eles estão procurando, mas a única maneira de saber com certeza o que seus clientes querem é coletando e analisando o feedback deles.
É básico que você esteja disposto a fazer mudanças, se não pra que coletar feedbacks?
Por isso resolvi fazer uma pesquisa e identificar como empresas tem conseguido coletar mais feedbacks de seus clientes.
Aqui estão algumas das principais dicas de como pedir e conseguir feedback dos clientes:
Incentivos
Incentive os clientes a compartilhar avaliações on-line via Facebook e Google e em troca dê um incentivo promocional para uma próxima compra. Os reviews on-line são oportunidades para, além de obter feedback dos clientes, ao mesmo tempo, captar a atenção de outros clientes que estão pesquisando sobre o que sua empresa vende.
Capacite seus funcionários
Oriente seus colaboradores para conversarem com os clientes sobre que áreas podem melhorar e, em seguida, ouvir o feedback com uma atitude pró-ativa. Você perceberá uma grande mudança em seus próprios funcionários que agora se sentirão mais capacitados para atender os clientes.
Faça pós vendas
O melhor momento para pedir comentários é imediatamente após a venda. Para tornar esse processo mais fácil para seus clientes existem ferramentas que enviam e-mails ou mensagens de texto convidando-os a analisar sua empresa.
Crie questionários simples
Torne fácil para seus clientes responderem. Faça perguntas simples, por exemplo:
"Que nota daria a experiência de fazer negócios com a gente?"
"Você voltaria a fazer negócios conosco?"
"Você nos recomendaria a um amigo?"
E deixe espaço para eles dizerem por quê e acompanhe cada resposta. Não apenas acompanhe, responda e resolva, se for o caso.
Converse com clientes que não compraram
Clientes que compraram tem boas informações sobre seu negócio, mas aqueles que não compraram ter as melhores.
Seus feedbacks podem ajudar a reverter aquela venda e principalmente outras futuras em situação parecida.
Não apague reviews negativos
Não apague os reviews negativos e sim resolva os problemas e peça aos clientes para lhe avaliar novamente.
Manter os reviews negativos e resolvidos dá mais credibilidade ainda aos positivos e evita crises de imagem.
Procure uma ferramenta
Pesquise por ferramentas que lhe ajudem a fazer isso de maneira automática. Isso vai facilitar seu trabalho e garantir que você faça sempre. Além de, proporcionar ao seu cliente meios melhores para ele lhe dar feedback.
Estas são algumas dicas, pesquise mais e comece a coletar feedbacks de seus clientes. Isso fará mudanças muito positivas eu seu negócio, garanto.
Até a próxima.