Seu atendimento é a sua marca.
Para construir o atendimento amigo tem que ter como filosofia algo muito maior que vender.
Atendimento amigo é um filosofia que une emoção com números.
Integra perfeitamente o cuidado e atenção no trato com as pessoas com a gestāo e acompanhamento de indicadores para melhorar a produtividade.
Não se engane razão e emoção tem que caminhar juntos.
Razão sem emoção é mero mercantilismo e emoção sem razão é ilusão.
Os 2 maiores problemas do varejo são falta de interesse em pessoas ou só vê-los como clientes e baixíssima produtividade.
No varejo são raras as lojas que convertem em compradores mais de 20% das pessoas que entram nas lojas.
Primeiro de tudo e mais importante, cliente e a pessoa por trás dele são os 2 lados da mesma moeda e são indissociáveis. Respeite, mas acima de tudo aceite isto como um fato. Tudo que alegra ou irrita a pessoa afeta as decisões do cliente.
Você e suas pessoas estiverem verdadeiramente interessados em conhecer as pessoas que estão atendendo com o genuíno propósito de construir uma amizade futura em vez de tirar alguma coisa desta pessoa o que quase sempre acontece é que você, suas pessoas e consequentemente a empresa acabam se beneficiando no curto, médio mas principalmente no longo prazo.
Só assim pararemos de vender e começaremos a ajudar a comprar. Ajudar a comprar deve ser a filosofia.
O curto prazo não é um bom conselheiro para decisões de vida, sejam suas ou da empresa.
A longo prazo o principal motor de seu negócio deverá ser a recorrência dos clientes e a divulgação boca a boca, física e digitalmente.
Se sua empresa investe em publicidade comece a direcionar recursos para investir em atendimento e experiência dos clientes.
Se sua empresa não tem gastos em publicidade, então suas únicas opções serão sempre conseguir que os clientes voltem e recomendem a amigos.
Entretanto, se não houver acompanhamento seus resultados não virão só porque seu atendimento é legal e você tem boas intenções.
Não permita que se desperdice nenhum momento de contato, todos eles se somarão para formar imagem que o cliente fará de sua empresa.
No varejo temos a oportunidade de ter a total atenção do cliente por cinco minutos.
E em tempos em que as distrações são tantas, desperdiçar os momentos que uma pessoa está lhe concedendo sua atenção não é nada inteligente.
Num atendimento amigo as pessoas podem arriscar, podem ser corajosas e até ousadas mas não imprudentes. Nunca se deve correr riscos desnecessários.
Quando cometemos erros por ser ousados é por que estamos explorando novas possibilidades. Incentive esta postura, contanto que as pessoas aprendam com erros. Se elas não aprenderem e ficarem cometendo os mesmos erros, troque.
Demore para contratar mas demita rápido pessoas que não estiverem alinhadas com essa liberdade com responsabilidade.
No próximo artigo vamos lhe apresentar quais são os valores fundamentais do Atendimento Amigo.
Até a próxima artigo.
Boa semana!