Esta é uma ótima pergunta e todos os proprietários de empresas deveriam se perguntar regularmente.
Posso lhes dar uma resposta longa ou uma resposta curta.
A resposta longa:
Para começar a explicar isso, vamos começar do começo: vendas x marketing.
A maneira mais simples de pensar em vendas x marketing é que marketing é o processo de obter a atenção dos clientes e vendas é o processo de converter essa atenção em negócios.
A chave para tudo isso é entender, de fato, o seres humanos por trás dos clientes que fazem negócios com sua empresa.
Mas o que é um canal?
Basicamente, é o caminho entre o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço e o cliente.
Exemplos de canais poderiam ser um varejista, uma area de telemarketing, uma estrutura de vendas porta a porta ou mesmo o Facebook.
Como você pode achar novos clientes para sua empresa?
Conhecendo melhor seus clientes existentes.
A maioria dos donos de empresas sabe quem são seus clientes mas não conhecem os seus clientes.
Quando você sabe quem são seus clientes, muitas vezes estamos falando de coisas do tipo: “Minhas clientes são mães de classe média de 25 a 40 anos de idade".
Embora isso possa ser verdade, isso não diz nada além de dados do censo. E mais importante, isso é não é prognóstico de comportamento.
Agora, se você realmente conhece seu cliente, você conseguirá dizer coisas como:
"Nós principalmente atendemos mães que se preocupam em fornecer aos filhos a comida mais saudável e que caiba em seu orçamento".
Essa é mais que uma informação de censo.
Traz clareza sobre por que o cliente pode estar fazendo negócios com a sua empresa e ilustra o que pode estar motivando seu comportamento.
De posse deste tipo de informação sobre por que seus clientes fazem negócios com sua empresa, você pode estudar as diferentes maneiras com que essas pessoas resolvem seus problemas.
Mães que se preocupam com as escolhas alimentares de seus filhos tomam decisões específicas de acordo com seu orçamento mas sem deixar de lado sua preocupação em ser saudável.
Você pode, então, fazer a si mesmo as seguintes perguntas:
Hábitos
Onde meus clientes pesquisam offline e online?
O que compram?
Onde compram?
O que fazem diariamente?
Quais aplicativos para iPhone ou Android têm?
O que leem?
Quais eventos participam?
O que assistem na TV?
O que ou quem odeiam?
Quais são as suas paixões?
Quais são seus principais medos e frustrações - o que as mantém acordados à noite?
Com o que mais se preocupam?
Quais são seus principais desejos?
Quem admiram?
Que música, filmes, atores gostam?
O que o seu produto faz que não sabem?
Se você tiver tempo para responder a essas perguntas, poderá encontrar canais novos e inesperados para vender mais a seus clientes.
A resposta curta:
Conheça melhor seus clientes!