Para seu crescimento as empresas geralmente consideram uma destas quatro estratégias: penetração no mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos ou diversificação.
Faz sentido, pois investir em novos mercados, aumentar a lucratividade com os clientes que você já se possui, desenvolver novos produtos ou migrar para uma nova linha de negócios, são boas maneiras de aumentar seus resultados.
Mas há outra estratégia de crescimento que é frequentemente desconsiderada, embora muitas vezes seja uma grande oportunidade para as empresas que é a coopetição .
"Coopetição" combina "competição" e "cooperação" em uma única idéia ou estratégia. Pode parecer que esses dois conceitos são diametralmente opostos, mas, de fato, concorrentes podem se beneficiar muito através de cooperação estratégica entre si.
Fazer isso, no entanto, requer pensamento criativo. Muitas vezes, vemos os outros de nosso segmento como inimigos contra os quais devemos lutar por clientes e participação de mercado.
Mas quando pensamos em nossa concorrência só dessa maneira, podemos estar atuando contra nós mesmos e a nossos clientes.
Afinal, embora as empresas de um setor possam ser concorrentes, elas normalmente atendem clientes diferentes e têm pontos fortes e fracos diferentes. Isso pode deixar lacunas entre o produto ou serviço que eles oferecem e as necessidades do cliente.
A coopetição elimina essas lacunas. A coopetição analisa verticalmente um mercado e reconhece que os concorrentes também podem ser fornecedores, como no caso da Microsoft e da Intel. Também analisa horizontalmente os mercados, reconhecendo que uma empresa pode ter uma boa penetração no mercado em uma região, mas não em outra.
A coopetição reconhece esses tipos de diferenças como oportunidades para as organizações se complementarem, em vez de competir. Essa abordagem transforma diferenças em oportunidades de crescimento para ambas as partes.
Os concorrentes então se tornam colaboradores, desenvolvendo soluções conjuntas que atendem mais completamente às necessidades do cliente.
Coopetição: uma vitória para o cliente
Então, como você pode incorporar a ideia de coopetição para ajudar sua empresa a crescer?
Comece examinando as quatro estratégias de crescimento orgânico mais comuns; A coopetição pode melhorar seu sucesso com qualquer um deles.
- Penetração no mercado - Muitas empresas de pequeno e médio porte têm bom alcance em seus mercados domésticos, mas fora dessa área geográfica não são bem conhecidas. No entanto, eles podem ter outros pontos fortes que podem trazer. A coopetição facilita a penetração no mercado; trabalhando em colaboração com organizações dentro dos seus mercados-alvo, você traz soluções mais completas para esses clientes.
- Desenvolvimento de mercado - O desenvolvimento de mercado é fornecer soluções mais completas para os clientes que você já possui. Muitas organizações têm uma ou duas especialidades com as quais lidam muito bem, mas podem não conseguir ajudar os clientes com necessidades fora dessas concentrações. Ao entrar em um relacionamento de coopetição com uma organização que presta os serviços que lhe faltam, você pode atender aos clientes que já possui de mais maneiras.
- Desenvolvimento de produtos - Duas cabeças pensam melhor que uma; portanto, se sua organização está procurando maneiras de inovar e desenvolver novos produtos para atender às necessidades dos clientes, a coopetição é uma maneira de aproveitar o que outras pessoas do seu setor estão fazendo. Dois concorrentes podem trabalhar em colaboração para desenvolver novas ofertas, usando as soluções e a experiência que ambos já desenvolveram.
- Diversificação - Por fim, todos sabemos que não devemos colocar todos os ovos em uma cesta. As indústrias crescem e evoluem com o tempo. A diversificação é uma defesa contra a mudança, pois permite que sua empresa se mova para setores relacionados, para que você não fique excessivamente dependente de um fluxo de receita. A coopetição pode permitir que sua empresa se diversifique trabalhando com outras empresas de setores relacionados.
A coopetição muda as regras. Ele permite que as organizações combinem seus conhecimentos com os de outros para criar uma solução mais completa para os clientes. Em vez de um jogo de soma zero, com um vencedor e um perdedor, os concorrentes se tornam colaboradores, que desenvolvem soluções que permitem que todos - incluindo o cliente - ganhem.
Pense nisso.
Até a próxima.