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Críticas negativas dos clientes podem ser boas para o seu negócio

Por Claiton Pacheco Galdino 21/11/2017 - 09:00

Toda empresa recebe críticas ruins, mas é possível usá-las de forma positiva.

Você sabia que 88% dos consumidores consideram que comentários on-line de desconhecidos são tão confiáveis ​​como as recomendações pessoais?

Isso significa que as empresas devem tentar obter apenas avaliações positivas para conquistar seus clientes, certo? Não, necessariamente.

As avaliações negativas podem ser tão úteis quanto as positivas para influenciar clientes potenciais. Se você acha difícil de acreditar nisso, continue lendo para entender como que as críticas ruins podem ser boas para sua empresa:

 

1. Críticas negativas destacam as positivas

Um dos impactos mais significativos das críticas negativas é que eles fazem as opiniões positivas dos clientes parecerem melhores, pois os potenciais clientes podem fazer a comparação antes de comprar.

Quando você exibe as avaliações ruins, há uma chance muito melhor de as pessoas acreditarem nos comentários positivos.

 

2. Comentários ruins levam a decisões de compra informada

Antes de tomar uma decisão de compra, as pessoas geralmente comparam as vantagens e desvantagens da compra do produto.

Isso significa que é seu dever garantir que eles possam ver algumas das reclamações de outros clientes. Isso os ajudará a tomar uma decisão informada, o que pode resultar em menos queixas e devoluções.

Em alguns casos, as avaliações negativas podem não ser sobre o próprio produto, mas algo relacionado à experiência de compra do cliente ou talvez o produto não seja o que a pessoa procurava. As avaliações negativas ajudam a estabelecer expectativas realistas, que avaliações positivas podem ser incapazes de fazer.

 

3. Comentários negativos ajudam a criar confiança

Algumas empresas podem tentar imediatamente esconder qualquer feedback negativo que apareça e deixar apenas as boas críticas. Entretanto, quando todos os comentários que você obtém são positivos, os clientes potenciais podem pensar que você está escondendo algo.

Todos os negócios ou produtos podem ter falhas. Algumas críticas ruins não impedem necessariamente que as pessoas comprem seu produto, mas se não houver comentários que mencionem uma falha sequer os consumidores podem desconfiar.

 

4. Comentários negativos são oportunidades para fidelizar os clientes

Quando você recebe uma crítica negativa, o que você faz? Alguns empresários podem excluir o comentário imediatamente, outros ainda podem piorar a situação respondendo a eles com raiva e xingamentos. Nenhuma dessas opções resolverá o problema e tampouco ajudará seu negócio a ganhar a confiança de potenciais clientes.

Entretanto, em muitos casos você pode transformar uma crítica ou reclamação em algo positivo respondendo e solucionando o problema.

Esta é uma excelente maneira de mostrar quão receptiva sua empresa é para as queixas dos clientes. Isso dará aos potenciais clientes a segurança de saber que tiverem problemas você irá ajudá-los.

Assim, você pode transformar um cliente infeliz em um fiel defensor.

 

5. Comentários negativos ajudam você a aprender com seus erros

Avaliações ruins podem ajudá-lo a entender o que você está fazendo de errado e onde você tem que melhorar. Eles o ajudam a ver as coisas do ponto de vista do seu cliente, o que é importante para o crescimento do seu negócio.

Você pode usar os comentários dos clientes para reexaminar seus processos e buscar maneiras de melhorá-los.

Clientes são especialistas em encontrar problemas e você deve se tornar especialista em resolvê-los.

 

Agora você sabe que as críticas negativas não são necessariamente ruins, como você tem respondido às críticas que recebeu?

O que melhorou em sua empresa e quais foram os resultados? Por favor, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

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