“Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.” - W. Edwards Deming
Opiniões: todo mundo tem uma, aliás várias. Em termos de internet parece que todo mundo é especialista em tudo.
Os líderes empresariais tendem a ter muitos deles, e muitas vezes sentimos fortemente sobre eles. Nossas opiniões sobre o que deve e o que não deve acontecer são influenciadas por quem somos, de onde somos e por nossas próprias experiências no mercado de trabalho.
Descobri que as opiniões podem ser terrivelmente perigosas nos negócios. Desde a Western Union, que recusou a oferta de Alexander Graham Bell de vender a patente do telefone até a Blockbuster que não quis comprar a Netflix por $ 50 milhões de dólares, opiniões e palpites vêm custando muito dinheiro aos negócios há séculos.
Claro, algumas vezes os palpites estão corretos, mas devem ser um ponto de partida e não um fim. Em vez de apostar com a veracidade de uma opinião, os líderes devem perceber o risco e sempre tomar o cuidado de coletar dados para examinar se sua ideia está realmente levando a empresa na direção certa.
Use os dados para evitar armadilhas futuras
Faça a analise dis dados que dispõe sem paixão, converse com seus funcionários, e principalmente, clientes para garantir que a decisão certa está sendo tomada.
Além de analisar somente os dados que dispõe, procure dados do mercado, compare.
Mas tenha também cuidado com comparações. Veja se as situações são similares e o que de fato pode ser comparado e o que apenas deve servir de inspiração.
Seja nas notícias, mídias sociais ou na vida, é fácil querer nos comparar com os outros, especialmente quando estamos em momentos de decisão.
Muitas vezes nos comparamos com empresas que julgamos serem perfeitas.
Esse hábito é melhor descrito pelo pastor Steve Furtick, que disse uma vez: " A razão pela qual lutamos com a insegurança é porque comparamos nossos bastidores com os destaques de todos os outros".
Não compare seus bastidores com o palco dos outros.
E essa é a verdade: sem dados geralmente não vemos a realidade por trás do verniz de um Instagram cuidadosamente selecionado ou de uma noticia muito bem polida.
Se o fizéssemos com uso de dados poderíamos fazer comparações e não nos sentirmos tão desanimados ou inferiores.
Afinal, como diz um amigo meu André Gaidzinski: "Os problemas de todas empresas são muito parecidos, o que muda é o número de zeros."
Pense nisso.
Até a próxima semana.