Quando você é uma marca como a "Payless", normalmente se concentra em apenas um lado da equação de valor: o preço.
O nome "Payless", que numa tradução literal significa "Pague Menos", se concentra claramente no lado do preço do valor, mas a marca fez uma coisa inteligente. Eles recentemente criaram uma loja fake e enganaram um monte de clientes descolados fazendo-os pensar que seu produto “preço baixo” valia centenas e até milhares de dólares.
Assista o chamado "The Payless Experiment":
Mas como a marca tornou os seus produtos de preços baixos em produtos mais valiosos?
Eu diria que quanto mais baixos os preços, mais difícil é para os clientes acreditarem que os produtos os são tão bons assim. É da natureza humana e seu ceticismo.
Então, para construir o truque de aumento de valor as pessoas foram levadas a pensar que os sapatos Payless de baixo custo eram na verdade produtos de alta qualidade e desenhados por designers brilhantes e famosos.
Para isso Payless, criou uma outra marca a Palessi. Montou uma loja, um site e contratou atores para se passarem por designers de produtos de luxo.
Os clientes desavisados não só compraram os produtos, alguns pagaram US $ 600 por um par de sapatos da Payless, que custavam na verdade US $ 20.
Este experimento da Payless é apenas uma ação de matketing e não uma campanha de longo prazo. Todos os clientes que compraram produtos foram, em seguida, avisados da ação e receberam seu dinheiro de volta.
Mas, a ideia mostra que é possível fazer seu cliente pagar mais, dar mais valor a seu produto criando uma aura diferente sobre eles.
As pessoas não se concentram apenas em preços mais baixos, mas no valor real que imaginam encontrar nos produtos.
Se você fizer seu trabalho direito, investir em uma boa loja, numa atendimento diferenciado e com as mensagens é possível gerar mais percepção de valor no cliente sobre sua marca.
Eu acredito nisso.