Na última semana aconteceu em São Paulo a ABF Expo franchising, a maior feira de franchising do mundo.
Foram mais de 400 redes expositoras que participaram dos quatro dias de evento.
Mas você sabe o que é o Franchising?
Já pensou em comprar uma franquia ou mesmo transformar o seu negócio numa franquia?
Franquia é uma estratégia de negócios na qual o franqueador (o detentor da marca) vende ao ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) uma licença que dá o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.
Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
Em termos práticos franchising é uma forma de expansão de um negócio, de uma marca, que envolve uma cooperativa de compras entre os franqueados e um modelo de distribuição de produtos e serviços por parte do franqueador.
Vantagens de se tornar um franqueador:
*O franqueado financia a expansão da marca, não necessitando o franqueador de todo o capital;
*Concentra-se na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
*Os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, pois são donos do próprio negócio e por iso são parceiros motivados;
*Existe a criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado;
*A imagem da marca é reforçada localmente, pois é associada à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;
*Existe uma descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias;
*Possibilita ganhos pela economia de escala;
*O sistema possibilita expansão de mercado de forma rápida, pois a abertura de novos espaços é mais célere;
*Viabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.
Vantagens de ser franqueado:
*Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor;
*Redução do risco envolvido, face a utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso;
*Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado;
*Formação inicial e de forma contínua;
*Existência de ferramentas de gestão muitas informação já disponíveis;
*Aproveitamento dos canais de distribuição e logística existentes, permitindo a adoção de preços competitivos e com ganhos de escala;
*Os estudos elaborados são compartilhados na rede existente, permitindo investimentos financeiramente mais sustentáveis;
*Melhor acesso na compra, ou aluguel de espaço, em resultado da existência de marca reconhecida;
*Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área, localização e acessibilidades;
*Sinergias na resolução de problemas que em outras unidades da rede já tenham ocorrido;
*Aproveitamento do recrutamento de recursos humanos, pois é mais acessível trabalhar em rede conhecido, do que em unidade do mesmo ramo mas com pouca notoriedade.
Agora que você ja conhece um pouco mais pode entender as possibilidades e oportunidades de ser um franqueador quanto de ser um franqueado.
Até o próximo artigo na próxima semana.
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito