O GAFA, grupo que compreende as 4 gigantes do mundo baseados em internet - Google, Apple, Facebook e Amazon - são agora sinônimo de ruptura dos modelos tradicionais de negócios.
O impacto do modelo de negócios GAFA na nossa vida e por consequência nos negócios é tão grande ou maior que o tamanho destas empresas e portanto impossível de ignorar.
Estas empresas alteraram não só a cultura de varejo, , mas também hábitos e comportamentos das pessoas, deixando todos os outros negócios com um único desafio - lutar contra eles ou trabalhar com eles.
Cada empresa, desde varejo a indústria e até governos, foram afetados e deverão abraçar o efeito GAFA de uma forma ou de outra. O efeito GAFA aparece no primeiro slide de muitas apresentações de estratégia corporativa; tal é o impacto dessas empresas.
Há bastante material, conteúdo e dados sobre como essas empresas se tornaram o que são hoje, portanto, este post não vai se propor a dizer mais sobre isso.
Em vez disso, vou me concentrar no impacto destas empresas nos negócios, sem as quais é difícil imaginar passar um dia em nossas vidas.
A experiência:
O Google trata de conectar nosso mundo, fornecendo insights sobre o que funciona melhor para nós (embora isso signifique ler nossos e-mails!) E influenciar nossa capacidade de tomada de decisões com sua abordagem de negócios de otimização de mecanismo de pesquisa. Desde o gerenciamento de nossos calendários, desde a manhã até a previsão do tempo, o mapeamento de rotas e a reserva de nossos táxis, o Google faz tudo para nos ajudar a ser mais produtivos no trabalho. Também nos ajuda a encontrar coisas para comer e lugares para comê-los, verificar as resenhas de filmes, reservar ingressos, planejar férias, pesquisar médicos e o que não! Essencialmente, o Google está em todo o lugar no estilo de vida urbano.
Agora, para a Amazon, que em virtude de sua experiência, tornou-se a loja padrão para comprar qualquer coisa de A a Z (ou mesmo quando não precisamos comprar nada!). A Amazon realmente achatou o mundo e mudou completamente a própria experiência de como compramos. Bilhões de dólares em vendas ocorrem em um único dia graças ao marketing em grande escala da Amazon, inédito de descontos e facilidade de pedidos.
Vejamos duas outras revoluções digitais que varreram outras indústrias como o Airbnb e o Uber. Um está revolucionando a indústria de hospedagem e lazer e o outro o segmento de taxis e transportes em geral.
Impacto:
A qualidade da experiência entregue oor estas empresas ensinou os clientes a exigir o mesmo de outras empresas, incluindo a sua . Os clientes esperam uma experiência consistente tal qual recebem deles.
As experiências da Amazon levaram à criação de mercados on-line, e surgimento de outros gigantes como o Alibaba, que hoje entrega experiências semelhantes de compra on-line para clientes do mundo todo, inclusive aqui no Brasil.
Os clientes cada vez mais irão exigir algum tipo de experiência GAFA no seu setor também.
Futuro:
Estendendo este pensamento para o futuro vejo como vital as empresas estarem prontas para atender cada vez mais altas expectativas de seus clientes.
Viveremos um mundo em que agilidade e conveniência serão fundamentais para ter clientes.
Agora, o que será necessário para conquistar sua lealdade??
Só Deus sabe, porque o céu é o limite para os desejos das pessoas.