A inovação tornou-se uma palavra de muito usada e que pode ser difícil lembrar o que realmente significa.
Dependendo de com quem você fala, a barra de “inovação” pode parecer incrivelmente alta (“Vamos ser a próxima Netflix!”), Ou muito baixa (“Vamos pendurar algumas redes e colocar uns puffs em nosso escritório!”).
Existem várias maneiras diferentes pelas quais uma empresa pode inovar. Neste artigo dividi a inovação em três categorias gerais: produto, processo e modelo de negócios.
Ao estreitar seu foco nestes 3 tipos específicos de inovação meu objetivo é facilitar seu entendimento para torná-lo um inovador mais eficaz e estratégico.
Inovação de Produto
Quando as pessoas pensam em inovação, geralmente pensam em inovação de produto. A inovação de produto pode vir de três formas diferentes.
a) O desenvolvimento de um novo produto, como o Fitbit ou o Kindle da Amazon.
b) Uma melhoria do desempenho do produto existente, como um aumento na resolução da câmera digital do iPhone7.
c) Um novo recurso para um produto existente, como janelas elétricas para um carro.
Os impulsionadores da inovação de produto podem ser avanços tecnológicos, mudanças nos requisitos do cliente ou design de produto desatualizado. A inovação do produto é geralmente visível para o cliente e deve resultar em uma maior demanda por um produto.
Inovação de Processos
Inovação de processos é provavelmente a forma menos sexy de inovação. Processo é a combinação de recursos, habilidades e tecnologias usadas para produzir, entregar e oferecer suporte a um produto ou fornecer um serviço. Dentro dessas categorias amplas, existem inúmeras maneiras de melhorar o processo.
A inovação de processo pode incluir mudanças no equipamento e na tecnologia usados na manufatura (incluindo o software usado no projeto e desenvolvimento do produto), melhoria nas ferramentas, técnicas e soluções de software usadas para ajudar na cadeia de fornecimento e sistema de entrega, mudanças nas ferramentas usadas para vender e manter o seu bem, bem como os métodos utilizados para contabilidade e atendimento ao cliente.
Embora a inovação de produto seja geralmente visível para seus clientes, uma mudança no processo é normalmente vista e valorizada internamente. Em geral, as alterações no processo reduzem os custos de produção com mais frequência do que geram um aumento na receita. Dos três tipos de inovação, o processo é tipicamente o de menor risco.
Exemplos:
-
Um dos exemplos mais famosos e inovadores de inovação de processo é a invenção de Henry Ford da primeira linha de montagem móvel do mundo. Este processo não apenas simplificou a montagem do veículo, mas reduziu o tempo necessário para produzir um único veículo de 12 horas para 90 minutos.
-
Recentemente, o Grupo Bimbo, uma empresa de panificação tem 65 fábricas e 2,5 milhões de centros de vendas localizados em 22 países, em 3 continentes. Como resultado, os membros da equipe executiva viajam muito, reunindo-se com seus subordinados diretos em todo o mundo. Ter um painel de vendas móvel fornece à equipe acesso rápido às informações de vendas e outros KPIs para cada país, canal e marca, eliminando adivinhações nas decisões de vendas e reduzindo o tempo de reunião.
Inovação do modelo de negócios
A inovação do modelo de negócios não implica necessariamente mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na maneira como é trazido ao mercado.
A inovação do modelo de negócios é provavelmente o mais desafiador dos tipos de inovação, pois provavelmente apresentará uma organização com requisitos importantes para a mudança. Muitas vezes, os próprios recursos ou processos que foram otimizados para tornar uma empresa bem-sucedida e lucrativa se tornarão os alvos de transformação. Em alguns casos, essas alterações podem ameaçar elementos da identidade da empresa e entrar em conflito com as expectativas ou promessas da marca.
Enquanto a inovação de produto e processo pode ser incremental e moderada, a inovação do modelo de negócios é quase sempre radical, arriscada e transformadora.
Ao falar sobre inovação de modelos de negócios, sem dúvida, nomes como AirBnB, Uber ou Spotify aparecerão. Esses são exemplos perfeitos de empresas de movimentos rápidos que conseguiram romper mercados milenares (táxi de hotel, música) modificando ou invertendo o modelo de negócios tradicional da indústria.
Por causa dessas potências, muitos podem presumir que apenas startups são capazes de inovar em massa modelos de negócios.As startups têm uma grande vantagem devido à sua capacidade de iterar e adaptar seus modelos, pois estão no processo de criação de um projeto inicial de modelo de negócios; no entanto, existem várias organizações grandes e bem estabelecidas que se apoiaram em suas vantagens de uma base maior de clientes e recursos maiores para desafiar seu modelo de negócios existente e “romper” a si mesmos.
Exemplos:
-
A IBM gerenciou mudanças nas ofertas de clientes de mainframes para computadores pessoais para serviços de tecnologia.
-
A Amazon encontrou um novo canal para o cliente por meio da tecnologia, eliminando o tradicional canal de distribuição varejista e desenvolvendo relacionamentos diretos.
Em vez de metas genéricas de inovação, tente aprimorar seu foco em um tipo específico de inovação. Depois de fazer isso, você pode começar a fazer perguntas mais úteis, como "Como a facilidade de uso desse produto pode melhorar?" Ou "Em que processo de contratação gastamos mais tempo?" Respondendo a essas perguntas por meio de entrevistas e pesquisa você apontará você de uma maneira mais clara (embora às vezes arriscada) para os esforços de inovação de sua empresa.