Pesquisas mostram que a grande maioria dos executivos vêem a inovação como crítica para seus negócios.
Mas, se você quiser tornar sua organização mais ágil e inovadora, por onde começar?
Você poderia lançar uma grande iniciativa com belos discursos, aulas de treinamento e um esquema de ideias, mas você pode ter tentado tudo isso no passado e mesmo assim ter fracassado.
O melhor é começar com uma avaliação brutalmente honesta sobre o que está impedindo que a inovação aconteça.
As organizações involuntariamente desenvolvem bloqueios internos à inovação em termos de cultura e práticas corporativas.
Não adianta fazer brainstorming super fértil em idéias se houver bloqueios que impeçam a implementação das boas idéias.
Nas minhas conversas com clientes sobre inovação, começamos discutindo o que é inovação e quais são seus benefícios.
Então, pergunto aos gestores o que está impedindo a inovação em seus negócios hoje. As respostas mais comuns que recebo incluem:
- Nós não temos tempo suficiente para tentar coisas novas
- Não há orçamento para experimentação
- Somos avessos ao risco
- Há um medo do fracasso
- Os processos de aprovação são longos e difíceis com muitas etapas
- Não está nos nossos objetivos ou Key Performance Indicators (KPIs)
- Não há recompensas ou incentivos
- Departamentos trabalham só para si
- Não há visão ou estratégia para inovação
Discutimos e priorizamos esses problemas.Então, geramos ideias para superar alguns dos impedimentos mais importantes.
É incrível como os problemas são semelhantes em diferentes organizações em diferentes setores - seja no governo, instituições de caridade ou empresas privadas.
O problema mais comum que ouço é o tempo.
As pessoas em todos os lugares estão tão ocupadas com o trabalho diário que não têm tempo para experimentar novos métodos ou abordagens.
Felizmente, podemos aprender e tomar emprestado ideias das organizações mais inovadoras - que muitas vezes enfrentam problemas semelhantes.
Google, Genentech e 3M permitem que até 20% do tempo de experiência dos funcionários seja usado para inovar.
Você não precisa ser tão ousado inicialmente. Alocar um dia por mês seria um bom começo.
E você não precisa dar isso a todos os funcionários. Você pode começar em determinados departamentos, medir o progresso e, em seguida, expandi-lo para mais áreas.
Inovação tem que ter um propósito e deve apoiar a estratégia corporativa.
Então, comece com uma visão de para onde a organização quer ir e como a inovação é necessária para chegar lá. Para quem não sabe onde quer ir nenhuma inovação vai ajudar.
Depois de definir a visão, siga este plano:
- Avalie o estado de inovação do seu negócio hoje. Identifique os bloqueadores e priorize retirá-los do caminho.
- Desenvolva planos para superar as questões mais importantes.
- Implemente esses planos em alguns departamentos e só depois distribua-os em toda a empresa.
- Meça o progresso.
- Melhore o que fez e implemente mais ideias.
Isso parece simples e é, mas mudar as práticas corporativas e a cultura arraigadas exige esforço determinado.
Belos discursos não são suficientes.
A mudança é alcançada através de ações e elas precisam ser priorizadas e seguidas.
A boa notícia é que quase todos na organização querem ver inovações benéficas. Portanto, comece removendo as barreiras atuais para que as ideias possam fluir mais facilmente desde o início até a implementação.