Sempre digo aos nossos clientes que a marca de uma empresa não é o que o dono acha que ela é ou o que a sua missão e visão as suas propagandas, dizem.
Para mim o que constrói a marca de uma empresa é soma das percepções das pessoas que fizeram negócios e ou relacionamentos com ela.
As empresas tem que ter como foco a experiência do cliente. É das experiências vivenciadas que os clientes vão lembrar e vão falar para os seus amigos.
É provável que não falem dos produtos somente, mas de como usam eles.
De como os ajudam a resolver problemas ou a melhorar sua vida e ou como gostam de fazer negócios com a empresa.
O que é que uma seguradora vende? Seguro.
Agora o que é que os clientes compram de uma seguradora? Seguro? Não.
Compram tranquilidade, conforto, segurança, é isso que eles compram.
Uma pessoa não compra um seguro, ela compra o conforto de se acontecer algo com o carro, por exemplo, ela não ter que se preocupar. Não é isso?
Muitas vezes as empresas atraem clientes com estratégias para vender seus produtos e não focam em porque os clientes deveriam comprar, em como seus produtos irão tornar a vida das pessoas melhor.
É necessário trocar de lugar e ver com os olhos dos clientes, ou melhor, das pessoas por trás dos clientes.
A satisfação de um cliente é a diferença entre a expectativa criada e a experiência vivida. Se forem iguais, sua empresa não fez mais que a obrigação é aquele 7 pra passar. Só que isso não gera lealdade.
Se o resultado desta equação for positivo, sua empresa ganha marketing boca a boca positivo e gratuito.
No entanto, se a expectativa criada pela empresa na hora de atrair os clientes não for vivenciada no ponto de venda, seus clientes ficarão descrentes da empresa e é provável que você gere marketing boca a boca negativo.
Sua empresa tem certeza que está entregando o que prometeu as pessoas que atraiu?
Isso é sério, pois irá gerar a imagem e reputação do seu negócio.
Pare de tentar ser interessante somente e seja interessado.
Pense nisso.
Até o próximo post.